publicidade

Mulher toca violino para salvar-se durante cirurgia cerebral

21/02/2020 às 08:052 min de leitura

Durante um procedimento cirúrgico delicado na região cerebral, com o propósito de retirar um tumor localizado nas proximidades do lóbulo frontal direito, uma mulher praticou violinismo para exercitar suas células importantes existentes no cérebro. O caso ocorreu no Hospital King's College nesta terça-feira, dia 19, e está chamando a atenção nas redes sociais pelo mundo inteiro.

O caso foi protagonizado pela violinista Dagmar Turner, de 53 anos, integrante da orquestra sinfônica da Ilha de Wight, na Inglaterra, após ser diagnosticada, em 2013, com a presença de um tumor em seu cérebro. Após a ameaça amadurecer, a mulher deu aval para realizar a operação de natureza delicada, pois a região era diretamente responsável pelo funcionamento de sua mão esquerda, o que poderia comprometer sua carreira na música.

"Uma mulher foi submetida a uma cirurgia no cérebro enquanto tocava violino para garantir que os cirurgiões não danificassem a parte que controla o movimento fino de suas mãos. A violinista tocou durante uma operação para remover um tumor cerebral no King's College em Londres."

“Realizamos cerca de 400 remoções de tumores todo ano, o que geralmente envolve pacientes realizando testes de linguagem, mas essa foi a primeira vez que um paciente tocou um instrumento”, disse Keypumars Ashkan, neurocirurgião do hospital.

Após ser anestesiada, Dagmar foi acordada pela equipe médica para que pudesse proteger suas células, sendo solicitada para tocar seu instrumento de trabalho enquanto a cirurgia era realizada. Segundo conselho médico local, a necessidade do exercício foi para a utilização de uma técnica que pudesse analisar, em tempo real, quais áreas do cérebro estavam comandando os movimentos das mãos.

https://www.wuwm.com/post/musician-plays-her-violin-during-brain-surgery
(Fonte: King's College Hospital NHS Foundation Trust/Reprodução)

A operação, que internou a violinista por três dias após seu encerramento, removeu 90% do tumor, incluindo a eliminação de áreas de risco, permitindo que a mulher pudesse voltar a compor sua orquestra sinfônica novamente. 

“A ideia de não poder tocar mais me deixava arrasada”, afirmou Turner, agradecendo à equipe médica. "Graças a eles, espero me reintegrar muito em breve a minha orquestra."

A cirurgia cerebral de Dagmar foi realizada mês passado, mas somente nesses dias seu vídeo tocando violino enquanto é operada está ganhando repercussão na internet.

Fonte
Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: