6 tipos de doenças que podem ser transmitidas entre espécies

09/03/2020 às 10:002 min de leitura

As infecções e mortes causadas pelo coronavírus, que têm espantado o mundo nos últimos dias, trazem à tona o debate sobre prevenções e também realçam as doenças que são transmitidas dos animais às pessoas – as chamadas zoonoses. Conheça ou relembre algumas dessas doenças que causaram grandes estragos na humanidade com o passar dos anos.

1. Coronavírus

Foi em Wuhan, na China, que o Covid-19 foi identificado pela primeira vez. As análises genéticas dão conta que ele se originou nos morcegos, porém, há suspeitas – sem comprovação exata – de que algum outro animal tenha agido como intermediário na transmissão da doença para os seres humanos.

(Fonte: Metropoles/Reprodução)
(Fonte: Metropoles/Reprodução)

2. Pandemia de gripe

Em 1918, cerca de 50 milhões de pessoas foram mortas por uma contaminação de gripe. O vírus Influenza H1N1 tinha origem aviária e infectou mais de um terço do globo. Em 2009, outro vírus do mesmo tipo surgiu, com até 500 mil mortes registradas em todo o planeta, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. Este mais recente teve como origem os suínos.

3. Peste bubônica

No século XIV, havia cerca de 360 milhões de habitantes na Terra. Destes, 75 milhões morreram em decorrência da Peste Negra, como também era chamada a peste bubônica. A doença é causada por uma bactéria presente em roedores e até gatos chamada Yersinia pestis. É passada aos seres humanos através de picadas de pulgas infectadas.

(Fonte: Hulton Archive/Getty Images/Reprodução)
(Fonte: Hulton Archive/Getty Images/Reprodução)

4. Doenças por picadas de insetos

Os mosquitos lideram o ranking das doenças causadas por picadas e mordidas. A malária, uma das mais graves delas, infectou cerca de 228 milhões de pessoas em todo o mundo em 2018, com 405 mil mortes, a maioria crianças. Outra doença é a dengue, que causa milhares de mortes todo ano e é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

5. Animais de estimação

Os cães são os melhores amigos do homem. Mas eles também são os principais responsáveis pela transmissão da raiva, doença que mata aproximadamente 55 mil pessoas ao ano. Geralmente, o cão transmite a raiva após morder uma pessoa.

(Fonte: Pet Trained/Reprodução)
(Fonte: Pet Trained/Reprodução)

6. HIV/AIDS

Para fechar, uma doença que hoje é possível controlar de forma medicamentosa, mas que ainda não tem cura e matou mais de 700 mil. Originalmente, acredita-se que o HIV tenha sido transmitido entre os chimpanzés e depois passado aos seres humanos.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: