
Estilo de vida
17/03/2020 às 10:00•1 min de leitura
As estrelas de nêutrons são um fenômeno ainda muito pouco conhecido, mas que não deixam de fascinar os cientistas. Elas possuem pouco brilho, o que acaba dificultando bastante que as tecnologias que temos disponíveis consigam estudá-las a fundo. Por isso, uma estratégia elaborada foi a de analisar as estrelas com base nos pulsos que elas emitem ao longo do tempo.
Graças a esse meio, os cientistas conseguiram alcançar dados importantes para conhecer melhor as estrelas de nêutrons, mas tudo ainda era muito vago – até então. Recentemente os dados mais precisos sobre as estrelas foram medidos e publicados na Nature Astronomy, uma conceituada revista acadêmica. Entre os principais resultados, é válido ressaltar que elas são mais pesadas que o Sol e possuem raio equivalente a apenas 11 quilômetros.
Um processo que gera dados interessantes para pesquisa é a fusão de duas estrelas desse tipo, conforme afirma Collin Capano, autor do estudo publicado na Nature Astronomy. Como as estrelas de nêutrons possuem a matéria mais densa do Universo, a colisão entre duas delas proporciona pulsos fortes que podem ser analisados com maior precisão.
A pesquisa liderada por Capano, por exemplo, teve como principal objeto de estudo a fusão GW170817 entre estrelas de nêutrons que aconteceu em agosto de 2017. Os dados resultantes e precisos só puderam ser devidamente coletados devido às ondas gravitacionais e ao espectro eletromagnético que a colisão entre as estrelas causou há mais de dois anos e se perpetuam até então.
As orelhas dos elefantes africanos são as maiores do reino animal.
Moldados pela natureza. os gogottes parecem uma versão abstrata das esculturas de Fernando Botero, pelas suas formas volumosas e curvas suaves.
Um programa inovador conecta famílias à história e ao sabor único de pêssegos quase extintos.
Pesquisador de zoologia afirma que os polvos são a espécie com maiores condições de povoar a Terra em nosso lugar.
Por que um avião magnífico que voava a 2,17 mil km/h, a 18 mil metros de altura, teve que ser descontinuado?
Apesar da intensa atividade solar, não conseguimos ouvir nada aqui da Terra. Por quê?
Entenda o que está por trás da duração dos voos e veja como isso impacta a sua próxima viagem.
De acordo com pesquisadores, nascimento de gêmeos em ninhadas um dia já foi o padrão no processo de evolução dos primatas.