SpaceX lança mais 60 satélites Starlink para a órbita do planeta

18/03/2020 às 10:002 min de leitura

A SpaceX confirmou que o Falcon 9, foguete que realiza transporte de equipamentos e materiais entre a Terra e a órbita espacial, acaba de distribuir, com sucesso, mais um lote de 60 satélites Starlink no espaço, completando seu sexto lançamento bem sucedido. Dessa forma, o entorno do planeta já conta com cerca de 360 satélites de ampliação de rede, considerando as viagens anteriores.

Segundo informado pela companhia em comunicados oficiais, o foguete sofreu, durante seu quinto lançamento, em 2018, um desligamento e a consequente perda do motor instantes após a subida, evitando que pudesse completar o procedimento de pouso na Terra da forma como havia sido previsto pelos técnicos da SpaceX. Para o sexto lançamento, apenas essa peça foi renovada no novo foguete, minimizando os custos de reconstrução.

"Sim. Houve também um desligamento antecipado do motor em subida, mas isso não afetou a inserção em órbita. Mostra o valor de ter 9 motores! Uma investigação completa será necessária antes da próxima missão."

Assim, a companhia de Elon Musk confirma, através de mais um bem sucedido envio de satélites à órbita planetária, a continuidade dos planos de preencher todo o espaço atmosférico terrestre com os equipamentos, que buscam amplificar as redes de internet e sinais de comunicação, permitindo um acesso ilimitado a todas as regiões do mundo.

(Fonte: SpaceX/Reprodução)(Fonte: SpaceX/Reprodução)

Apesar da manhã ofuscada por névoas na costa espacial acima de Cabo Canaveral, pouco tempo foi perdido enquanto os céus se clareavam, permitindo a subida limpa do Falcon 9 Merlin 1D, designado para a missão. 

Em notas divulgadas no site oficial do projeto Starlink, a SpaceX confirma que, ainda para 2020, tem planos de lançar mais 180 satélites para cobrir a área da América do Norte, a qual planeja dar total cobertura nestes meses restantes, beneficiando os Estados Unidos e Canadá. Elon Musk esclareceu que, para obter o sucesso previsto para 2020, seria necessário ter, estacionados, cerca de 400 a 800 satélites. Já com 360 posicionados, a próxima missão do Falcon 9 já iria completar os objetivos mínimos da companhia.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: