Após 31 anos de poluição, Himalaia volta a ser visível na Índia

13/04/2020 às 12:172 min de leitura

Há coisas extremamente curiosas acontecendo durante a quarentena para prevenção do novo coronavírus. Após uma notícia sobre como os isolamentos sociais têm afetado até mesmo como a Terra se move — devido à diminuição de abalos sísmicos —, agora a novidade é por conta dos níveis de poluição que diminuíram em um dos países mais populosos do mundo. 

Na Índia, onde a maioria parece obedecer as restrições impostas pelas autoridades, até mesmo a cordilheira do Himalaia pôde ser vista após 31 anos de muita fumaça encobrindo os céus. Localizada no Nepal e fazendo fronteira com o Norde da Índia e o Sudoeste da China, essa alta cadeia montanhosa também pode ser visualizada do Paquistão e do Butão. Alguns moradores indianos relataram que conseguiram ver o Himalaia coberto de neve há cerca de 200 quilômetros de distância de suas casas no estado de Punjab.

(Twitter/Reprodução)(Twitter/Reprodução)

Enquanto o bloqueio para impedir a disseminação do coronavírus na Índia continua, os níveis de poluição em grande parte do país caem a cada dia. A nativa Sant Balbir Singh Seechewal diz que nunca viu algo assim antes. “Podemos ver claramente as montanhas cobertas de neve de nossos telhados. E não é só isso, as estrelas são visíveis à noite. Nunca vi nada assim nos últimos tempos”, disse Seechewal, que trabalha para aumentar a conscientização sobre a poluição ambiental há mais de 30 anos. “Não apenas o tráfego normal está fora das estradas, mas a maior parte da indústria também está fechada. Isso ajudou a deixar o nível de poluição inacreditavelmente baixo”, ainda acrescenta.

O ex-jogador de críquete indiano Harbhajan Singh disse em sua conta oficial no Twitter que é uma experiência que nunca havia presenciado antes. “Nunca vi Dhauladar [uma cordilheira de montanhas pertencente ao Himalaia] do meu telhado em Jalandhar. Nunca poderia imaginar que isso fosse possível. É uma indicação clara do impacto que a poluição causou por nós à mãe terra”, afirmou o ex-jogador na rede social.

O Conselho Central de Poluição da Índia diz que o toque de recolher nacional em vigor desde o dia 22 de março resultou em uma melhoria significativa na qualidade do ar no país. Em uma nação gigantesca de quase 1,4 bilhão de pessoas, os números são impressionantes. Somente em Nova Délhi, houve uma redução de até 44% em partículas PM10 entre os dias 22 e 23 de março com relação direta aos dias anteriores.

Na Índia, já foram registrados quase 5 mil casos de coronavírus. Além disso há também 169 mortes confirmadas por conta da covid-19 em todo o território indiano.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: