Água tônica não funciona contra o coronavírus, afirma cientista

16/04/2020 às 09:302 min de leitura

Estamos passando por um período turbulento com a pandemia da covid-19, e muitos boatos de receitas milagrosas surgem a todo momento. Em um vídeo que começou a circular na internet nessa semana, é sugerido que a água tônica, muito utilizada em coquetéis, pode ser uma arma eficaz contra o coronavírus por conter, em sua composição, uma substância chamada quinina, que seria a base da cloroquina. Entretanto, isso não passa de fake news.

Apesar de não haver remédio contra a doença, vários tratamentos estão sendo testados – e o mais famoso deles inclui a administração justamente da cloroquina, que pode trazer diversos riscos à saúde e só deve ser tomada com indicação médica para casos específicos. Só que ela não tem nada a ver com a quinina, presente na bebida. 

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Cedric Graebin, professor de química orgânica e medicinal na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, explica a confusão: “[A quinina] foi utilizada como antimalárico até o surgimento dos antimaláricos de origem sintética (isto é, produzidos a partir de síntese orgânica) nos anos 1940. A água tônica é uma bebida doce gaseificada onde se dissolve o pó de quinina. Por ser o primeiro produto descoberto, serviu de inspiração para a síntese de vários antimaláricos com estruturas similares, que chamamos de antimaláricos quinolínicos: cloroquina, amodiaquina, mefloquina, primaquina e tafenoquina”.

“É importante ressaltar aqui que, embora as estruturas sejam similares, elas não são iguais. Pequenas alterações em uma molécula orgânica podem levar a profundas mudanças na atividade biológica que é observada”, complementa.

Não funciona e nem teria como funcionar

O pesquisador também afirma que, mesmo que tivesse alguma coisa relacionada à cloroquina, a água tônica possui uma dose muito baixa de quinina – o que não faria efeito algum em qualquer diagnóstico. 

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

“O teor de quinina na água tônica hoje (era mais no passado) está (na média) em 83 mg por litro de água tônica (cada lata tem 0,35 L, então dá perto de 29 mg/lata). A dose antimalárica de quinina em um comprimido era de 500 ou 1000 mg. Mesmo que funcionasse (não funciona e não há evidências de que funcione), você se prontificaria a tomar 17 latas de água tônica em menos de 30 minutos (para atingir a dose de 500 mg) ou 34 (para 1000 mg) em meia hora?”

Portanto, fica aqui o reforço: água tônica não funciona contra o coronavírus. Distanciamento social, cuidados de higiene redobrados e uso de máscaras ainda são a melhor tática para se prevenir. Além disso, mesmo que surja um medicamento eficaz, talvez seja melhor evitar a contaminação em vez de tratá-la, certo?

Água tônica não funciona contra o coronavírus, afirma cientista via TecMundo

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: