Imagem da erupção do vulcão Krakatoa é capturada por satélite

20/04/2020 às 13:002 min de leitura

A NASA divulgou uma impressionante imagem do momento em que o vulcão Anak Krakatoa (Anak Krakatau), localizado na Indonésia, entrou em estado de erupção. O registro, mostrando uma enorme e densa massa de fumaça que se elevou a mais de 500 metros de altitude, foi feito logo após relatos de uma enorme explosão, chegando a ser escutada a mais de 150 quilômetros de distância.

Capturada na segunda-feira, dia 13, pelo satélite espacial Landsat 8, que sobrevoava o pico da montanha através de uma parceria conjunta da NASA e do Centro de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos, a foto, além de identificar a densa massa de fumaça, registrou um ponto através de sensores infravermelho que confirmou a presença de lava vulcânica e rochas em estado de derretimento.

(Fonte: NASA/Reprodução)(Fonte: NASA/Reprodução)

“É possível que as partículas mais pesadas de cinzas emitidas permaneçam mais baixas na atmosfera e sejam transportadas para o norte por ventos próximos da superfície”, disse Verity Flower, vulcanologista do Centro de Voo Espacial Goddard, em Greenbelt, Maryland, em comunicado no site oficial do observatório. “Em contraste, água e gases, que são mais leves, dentro da pluma, eles seriam transportados mais alto e se condensariam rapidamente na atmosfera.”

(Fonte: NASA/Reprodução)(Fonte: NASA/Reprodução)

Segundo a descrição da foto, a intensa coloração branca é resultado de um aumento na temperatura de vapor de água ou gás, emitindo tal fumaça ao invés de uma mais acinzentada, caso houvesse o acúmulo de cinzas. Dessa forma, a fumaça esbranquiçada não deverá trazer nenhuma alteração severa no clima local, apesar de não impedir de complicações futuras. "Entretanto, pode chegar a apresentar mais atividades destrutivas como tsunamis ativadas por erupções", completa Verity.

Sobre a ativação do vulcão Anak Krakatoa

Localizado entre as largas ilhas indonésias Java e Sumatra, o vulcão, também conhecido como "filho de Krakatoa" por conta da ilha que emergiu da caldeira formada em 1883 e resultou no assassinato de mais de 36 mil pessoas, entrou em atividade de erupção no último final de semana, quando o Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos da Indonésia emitiu um alerta de nível dois, indicando que o vulcão está “exibindo agitações intensas ou crescentes com maior potencial de erupção sem previsão de data ou com uma erupção de perigo limitado a caminho”.

Felizmente, não há registro de pessoas feridas.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: