Cientistas encontram vestígios de mogno datado de 80 milhões de anos

23/04/2020 às 03:002 min de leitura

Um grupo de cientistas encontrou, na costa da ilha de Vancouver, no Canadá, indícios do registro fóssil mais antigo da madeira mogno, datado de cerca de 72 a 79 milhões de anos. Aparentemente existente durante o período Cretáceo, ainda quando os dinossauros vagavam pelo planeta, a descoberta marca um importante intermédio no estudo e na cronologia da família Meliaceae, previamente estabelecida em um tempo de 60 milhões de anos atrás, logo após o desaparecimento dos enormes animais.

A pesquisa, publicada em um artigo no American Journal of Botanic escrito pelo Dr. Brian Atkinson, paleobotânico da Universidade de Kansas e curador do Biodiversity Institute's Division of Paleobotany, deu o nome Manchestercarpa vancouverensis à espécie ancestral em homenagem ao renomado cientista Steve Manchester, da University of Florida Museum of Natural History.

"Combinei os dados moleculares de representantes vivos da família do mogno com a morfologia do fóssil, bem como com a morfologia das espécies vivas. E então subjuguei esse conjunto de dados combinando à análises filogenéticas, o que nos permite reconstruir relações evolutivas", disse Atkinson, em nota. "Com base nessa análise, descobrimos que o fóssil está intimamente relacionado a esse gênero chamado Melia, que vive atualmente".

(Fonte: Brian Atkinson/Reprodução)(Fonte: Brian Atkinson/Reprodução)

O fóssil, encontrado inicialmente por Graham Beard, caçador de relíquias local e diretor do Qualicum Beach Museum of Natural History, ainda possui, incrivelmente, camadas de frutas frescas e sementes em sua extensão. A descoberta é uma importante relíquia para o estudo genealógico das mais diversas espécies vivas, já que os registros fósseis ainda são a maneira mais segura de compreender a escala evolutiva e de identificar os pontos históricos de transição, adaptação e mudanças na formação cronológica da vida terrestre.

"Nesse caso, Meilaceae, a família do mogno, é um grupo de árvores ecologicamente e economicamente importantes. Muitos pesquisadores usaram esse grupo como um sistema de estudo para entender melhor a evolução das florestas tropicas", disse o paleobotânico. "Esse trabalho é a primeira evidência definitiva de que as árvores de importância tropical estavam presentes durante o período cretáceo, quando começamos a ver a modernização dos ecossistemas e grupos modernos de plantas."

Reforçando sobre a importância econômica do mogno, especialmente por sua fácil manipulação, durabilidade e resistência a movimentos bruscos, o cientista não consegue conter sua empolgação, afirmando que ainda há "muito a ser explorado".