Robôs ajudam hospital na luta contra o coronavírus

23/04/2020 às 12:301 min de leitura

A fabricante do setor de robótica Boston Dynamics é mais uma empresa a adaptar os seus equipamentos para lidar com a pandemia do novo coronavírus. A companhia norte-americana, mais conhecida pelos equipamentos de uso industrial e de transporte de carga, agora está atuando em um hospital para auxiliar uma equipe médica bastante sobrecarregada e exposta a riscos enquanto combate a covid-19.

Modelos da linha quadrúpede Spot estão há duas semanas atuando no Brigham and Women’s Hospital, em Boston, como um recurso de telemedicina. Com um tablet acoplado no topo, o robô é capaz de fazer uma ligação entre pacientes e um médico, que fica responsável por fazer uma rápida triagem em uma barraca fora do ambiente do hospital. 

O uso do robô agiliza os processos e evita o contato entre pessoas saudáveis e eventuais infectados com o coronavírus. Ele é especialmente útil nessa unidade médica porque lá foi detectada a falta de equipamentos de proteção a médicos e enfermeiros, essenciais para que as consultas sejam realizadas de uma forma segura.

Usos futuros

Ao menos uma pessoa que foi inicialmente recebida pelo robô Spot acabou diagnosticada com a covid-19 e está recebendo o tratamento adequado. Agora, a Boston Dynamics trabalha para levar o equipamento a outros hospitais e também encontrar mais utilidades para ele.

O Spot pode ser modificado para atender a outras necessidades do setor de saúde.O Spot pode ser modificado para atender a outras necessidades do setor de saúde.

Protótipos ainda em desenvolvimento incluem um anexo que mede a temperatura de pacientes e até analisa a respiração, a partir de uma câmera com infravermelho. Outro modelo semiautônomo pode até ajudar a desinfetar quartos e corredores de hospitais com uma luz ultravioleta, enquanto alguns são capazes de levar pacotes ou até alimentos de um cômodo ao outro.

Robôs da Boston Dynamics ajudam hospital na luta contra o coronavírus via TecMundo

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: