15 crianças são hospitalizadas com doença associada à covid-19

05/05/2020 às 12:302 min de leitura

Quinze crianças da cidade de Nova Iorque, a maioria delas infectadas pelo coronavírus, foram encaminhadas recentemente a hospitais daquela cidade com sintomas de uma síndrome ainda não totalmente compreendida pelos médicos mas similar à síndrome do choque tóxico ou doença de Kawasaki, uma rara condição que inflama os vasos sanguíneos.

Essa vasculite, já descrita em alguns relatórios médicos recentes de países da Europa atingidos pelo coronavírus, é descrita no boletim do departamento de saúde de Nova Iorque na última segunda-feira (4), como uma "síndrome inflamatória multissistêmica potencialmente associada à covid-19". 

Os médicos informaram que a maioria dos pacientes identificados tem idade entre 2 e 15 anos, e apresentou sintomas como febre, erupções cutâneas, vômitos e diarreia. Ainda não se sabe se a enfermidade atingiu crianças de outras regiões dos Estados Unidos. Embora a covid-19 tenha uma propensão a ser mais perigosa para idosos, seis crianças já morreram em Nova Iorque.

De acordo com o boletim médico, nenhuma morte foi registrada em decorrência da nova doença misteriosa. No entanto, um terço dos pacientes detectados teve que utilizar ventiladores mecânicos para respirar durante a sua permanência nos hospitais.

Cuidados com as crianças

Fonte: Reuters/ReproduçãoFonte: Reuters/Reprodução

O secretário de saúde de Nova Iorque, Dr. Oxiris Barbot, afirmou em um comunicado: "Embora a relação entre a síndrome e a covid-19 ainda não esteja definida, e nem todos os casos testados positivos para covid-19 [...], a natureza clínica desse vírus é tal que solicitamos a todos os provedores que entrem em contato imediatamente se encontrarem pacientes com os critérios descritos".

As autoridades municipais afirmaram que, embora a doença detectada possa ser estatisticamente rara, talvez os casos identificados sejam mais severos e que possa haver outros. Por isso, lançaram um alerta aos pais a procurar atendimento médico se seus filhos apresentarem febre alta, erupções cutâneas e dor abdominal.

Na cidade de Bergamo, epicentro da pandemia na Itália, somente um hospital teve 20 casos dessa enfermidade apenas em abril. Em quatro hospitais parisienses, 20 crianças foram atendidas com inflamação nos vasos coronários. No Reino Unido, mais de uma dezena de jovens pacientes apresentaram tais sintomas e demandaram cuidados intensivos.

Preocupados que os pais possam não levar seus filhos aos hospitais devido à pandemia, pediatras de vários países do mundo advertem que os sintomas apresentados não devem ser negligenciados e que é necessário um atendimento médico urgente. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: