Europa: novas imagens da lua de Júpiter mostram “terreno do caos”

13/05/2020 às 11:362 min de leitura

Conhecida por ser o local mais provável de abrigar vida extraterrestre no Sistema Solar, Europa, uma das luas de Júpiter, ganhou um novo olhar. Composta por um oceano congelado que traz várias possibilidades biológicas, ela foi objeto de estudo pela NASA nos anos 1990, quando a sonda Galileo fez uma expedição por lá. Na última semana, a agência espacial divulgou três novas imagens editadas, que definem as áreas de gelo e de outros materiais, como sais, por exemplo.

Mapa de Europa com as demarcações de água e outros materiais. NASA/JPL-CalTechMapa de Europa com as demarcações de água e outros materiais. NASA/JPL-CalTech

Todas elas são reprocessamentos do que foi coletado pela sonda em 26 de setembro de 1998, porém, os cientistas intensificaram as cores para mostrar melhor os recursos naturais presentes na superfície de Europa. As áreas que aparecem em cor clara são água e gelo, já o tom mais avermelhado contém outros materiais. 

Essas partes mais escuras que ganham formas foram nomeadas de “terreno do caos”, são blocos que podem ter se movido e até voltado ao lugar devido ao efeito que Júpiter exerce sobre a superfície, por meio das marés. 

Terrenos de caos e mais água na superfície de Europa. NASA/JPL-Caltech/SETI InstituteTerrenos de caos e mais água na superfície de Europa. NASA/JPL-Caltech/SETI Institute

Europa tem uma das superfícies mais jovens do Sistema Solar — estima-se que está entre seus 40 a 90 milhões de anos, porém a formação da lua data de 4,6 bilhões de anos atrás, fato interessante que não passou despercebido.

Mais áreas de caos que se formam no gelo. NASA/JPL-Caltech/SETI InstituteMais áreas de caos que se formam no gelo. NASA/JPL-Caltech/SETI Institute

Essa reedição das imagens é importante para os estudos sobre a formação dessa lua, principalmente porque está prevista uma nova missão de exploração com o Europa Clipper para chegar lá no final da década. Essa missão vai estudar mais sobre como as camadas de gelo e água interagem com os outros elementos. Ou seja, a receita, que criou vida na Terra, pode ser possível ou não?

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: