Seja o primeiro a compartilhar

Água subterrânea marciana é encontrada na Antártida

Em 1984, foi descoberto na Antártida um meteorito batizado de Allan Hills (ALH) 84001, o qual possuía certos materiais essenciais para a vida, como carbono e nitrogênio. Até então, não se sabia se essas substâncias tinham vindo de outro planeta, como Marte, ou foram produzidos já na própria Terra.

De acordo com a revista Forbes, pesquisadores do Instituto de Ciências da Vida e da Terra de Tóquio (ELSI) e do Instituto de Ciências Espaciais e Astronáuticas da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) conseguiram essa resposta.

Segundo os cientistas, uma parte desse nitrogênio e carbono estava presa em glóbulos carbonatados, o que significa que eles não poderiam ser produzidos no planeta Terra, mas que já existiam desde o período em que o meteorito chegou por aqui.

"Essas moléculas de carbonato mantiveram os materiais orgânicos intactos por longos períodos geológicos", é o que diz o estudo publicado na revista científica Nature.

Imagem de uma parte do meteorito Allan HIlls, encontrado na Antártica. (Fonte: Meteorite Studies / Divulgação)Imagem de uma parte do meteorito Allan HIlls, encontrado na Antártica. (Fonte: Meteorite Studies / Divulgação)

Será que já existiu vida em Marte?

As moléculas de carbono e nitrogênio marcianas que foram encontradas no meteorito indicam não apenas a presença de água no planeta, mas que ela está "apresentada" da mesma forma que a versão do composto encontrado na Terra. Isso sugere uma riqueza orgânica no planeta, principalmente em relação à presença de água em leitos subterrâneos.

Em abril, a NASA divulgou algumas fotos da bacia Hellas, uma cratera na parte Sul do planeta, considerada uma das maiores do Sistema Solar. De acordo com uma equipe de cientistas, o local pode ter abrigado um grande lago, rios, deltas e canais.

Aumentam as evidências de que pode ter existido água, e até mesmo vida, em Marte. (Fonte:Public Domain Images / Divulgação)Aumentam as evidências de que pode ter existido água, e até mesmo vida, em Marte. (Fonte:Public Domain Images / Divulgação)