Seja o primeiro a compartilhar

Água subterrânea marciana é encontrada na Antártida

Em 1984, foi descoberto na Antártida um meteorito batizado de Allan Hills (ALH) 84001, o qual possuía certos materiais essenciais para a vida, como carbono e nitrogênio. Até então, não se sabia se essas substâncias tinham vindo de outro planeta, como Marte, ou foram produzidos já na própria Terra.

De acordo com a revista Forbes, pesquisadores do Instituto de Ciências da Vida e da Terra de Tóquio (ELSI) e do Instituto de Ciências Espaciais e Astronáuticas da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) conseguiram essa resposta.

Segundo os cientistas, uma parte desse nitrogênio e carbono estava presa em glóbulos carbonatados, o que significa que eles não poderiam ser produzidos no planeta Terra, mas que já existiam desde o período em que o meteorito chegou por aqui.

"Essas moléculas de carbonato mantiveram os materiais orgânicos intactos por longos períodos geológicos", é o que diz o estudo publicado na revista científica Nature.

Imagem de uma parte do meteorito Allan HIlls, encontrado na Antártica. (Fonte: Meteorite Studies / Divulgação)Imagem de uma parte do meteorito Allan HIlls, encontrado na Antártica. (Fonte: Meteorite Studies / Divulgação)

Será que já existiu vida em Marte?

As moléculas de carbono e nitrogênio marcianas que foram encontradas no meteorito indicam não apenas a presença de água no planeta, mas que ela está "apresentada" da mesma forma que a versão do composto encontrado na Terra. Isso sugere uma riqueza orgânica no planeta, principalmente em relação à presença de água em leitos subterrâneos.

Em abril, a NASA divulgou algumas fotos da bacia Hellas, uma cratera na parte Sul do planeta, considerada uma das maiores do Sistema Solar. De acordo com uma equipe de cientistas, o local pode ter abrigado um grande lago, rios, deltas e canais. 

Aumentam as evidências de que pode ter existido água, e até mesmo vida, em Marte. (Fonte:Public Domain Images / Divulgação)Aumentam as evidências de que pode ter existido água, e até mesmo vida, em Marte. (Fonte:Public Domain Images / Divulgação)

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER