Cientistas visualizam tempestades de Júpiter como nunca antes

14/05/2020 às 12:002 min de leitura

Uma sonda espacial da NASA tem ajudado muito as pesquisas com relação ao que acontece em outros planetas. Agora, por imagens obtidas por meio dela os cientistas estão conseguindo ter uma visão ainda mais detalhada das famigeradas tempestades selvagens que ocorrem na atmosfera de Júpiter

Com elas, as pesquisas com relação ao clima e os segredos desses fenômenos podem avançar com maiores detalhes. Além das imagens conseguidas por Juno, a poderosa sonda enviada ao gigante gasoso, foram combinadas outras que haviam sido obtidas pelo telescópio espacial Hubble e o Observatório Gemini.

(NASA/Reprodução)(NASA/Reprodução)

"Como agora temos rotineiramente essas imagens de alta resolução de dois observatórios e comprimentos de onda diferentes, estamos aprendendo muito mais sobre o clima de Júpiter", Amy Simon, astrônoma do Goddard Space Flight Center da NASA, em Maryland.

Para ela, a sonda funcionaria como um satélite climático por meio do qual a equipe de pesquisadores vai poder analisar com maior precisão todos os ciclos climáticos do planeta. A sonda Juno, da NASA, orbita Júpiter desde 2016. Já o telescópio espacial Hubble investiga este, que é o maior planeta do Sistema Solar, há 30 anos.

Projeto Juno

Os cientistas afirmam que as tempestades de gás pelo planeta são impressionantes devido ao poder que a natureza por lá aplica. De acordo com eles, as nuvens se estendem até cinco vezes mais que o equivalente na Terra, além de haver raios três vezes mais intensos que os que estamos acostumados por aqui.

(International Gemini Observatory/Reprodução)(International Gemini Observatory/Reprodução)

Juno passeia por entre as nuvens de Júpiter a cada 53 dias. Dessa forma, a sonda consegue coletar dados de maneira precisa, quase instantaneamente, durante todo o período que passa por lá.

Para que nada interfira em sua eficácia, Juno é equipada com um radiômetro de microondas, que é ajustado para identificar relâmpagos e também colaborar nos estudos acerca das tempestades. Os cientistas esperam desvendar as origens desse planeta por meio desses avanços, revelando também a quantidade de água presente por sua atmosfera.

Enquanto a sonda espacial estuda o planeta de uma maneira mais intensa, os telescópios, juntos, fornecem imagens de alta resolução conferindo o cotidiano da atividade atmosférica de Júpiter. Contudo, os detalhes obtidos pelo Gemini, por exemplo, são impressionantes, já que consegue identificar, em sua configuração infravermelha, diversos recursos do planeta de uma distância considerada longa.

O astrônomo Andrew Stephens, do  Observatório Gemini, destaca: "Com essa resolução, o telescópio poderia visualizar dois faróis de um carro em Miami, vistos da cidade de Nova York". O próximo período em que a sonda vai trazer novas informações ocorre no início do mês de junho.