Artes/cultura
27/05/2020 às 02:00•2 min de leitura
Nesta quarta-feira (27), a SpaceX fará o seu primeiro voo espacial tripulado, que partirá do Centro Espacial Kennedy, na Flórida (Estados Unidos), levando dois astronautas da NASA até a Estação Espacial Internacional, a bordo da cápsula Crew Dragon.
O evento histórico marca o retorno dos lançamentos tripulados a partir do solo norte-americano. O último havia ocorrido em 2011, quando o ônibus espacial Atlantis partiu rumo ao laboratório orbital. Desde então, a agência espacial americana tem utilizado foguetes e cápsulas russas, lançadas do Cazaquistão.
A cápsula Crew Dragon, construída pela empresa de Elon Musk, tem 8,1 metros de comprimento e 4 metros de largura, possuindo design semelhante ao das naves Apollo, que transportaram astronautas para a Lua, entre os anos de 1969 e 1972. A capacidade é para até quatro pessoas, mas nesta viagem, estarão os astronautas da NASA Robert Behnken e Douglas Hurley.
Dois astronautas estarão a bordo da Crew Dragon.
Ela será impulsionada pelo foguete Falcon 9, da SpaceX, e a previsão é de que a missão Demo-2 chegue à Estação Espacial Internacional cerca de 19 horas depois da decolagem, ou seja, na quinta-feira (27). Os dois viajantes irão se juntar aos três tripulantes que trabalham lá desde abril.
Se as condições climáticas estiverem boas na região do Centro Espacial Kennedy, o lançamento da SpaceX acontecerá às 16h33, no horário local, ou 17h33, no horário de Brasília. Mas a transmissão ao vivo da decolagem da cápsula Crew Dragon começa bem antes, com cobertura completa. Há duas maneiras de assistir ao lançamento pela internet.
Uma das opções é a transmissão ao vivo da NASA TV, pelo YouTube, com início previsto para as 13h15 (horário de Brasília), no link abaixo, mostrando todos os preparativos para o evento.
A outra alternativa é acompanhar a decolagem por meio do site da SpaceX, que também começará a transmissão mais cedo, por volta das 13h30 (horário de Brasília).
SpaceX lança astronautas da NASA: saiba como assistir ao vivo via TecMundo