Descoberta anã marrom rodeada por potencial maternidade cósmica

07/06/2020 às 09:002 min de leitura

Participantes de um projeto científico composto por astrônomos profissionais e amadores anunciaram a descoberta de algo bastante interessante. O time identificou uma anã marrom – um objeto de baixa luminosidade cujas dimensões estão entre as de uma estrela pequena e planetas gigantes, como Júpiter – relativamente jovem envolta no que os cientistas chamam de disco circunstelar, o que significa que o corpo celeste encontrado abriga uma maternidade cósmica que, potencialmente, pode dar origem a novos planetas.

Batizada de W1200-7845, a anã marrom está a pouco mais de 330 anos-luz de distância da Terra e, portanto, é o objeto desse tipo mais próximo do nosso planeta já descoberto. Ela faz parte de um grupo de estrelas conhecido como Epsilon Chamaeleontis, localizado nas imediações da Constelação de Chamaeleon, e sua identificação contou com a participação ativa de pessoas que, apesar de não terem formação em Astronomia, se interessam pelo assunto e integram um projeto chamado Disk Detective, financiado pela NASA.

Colaboração

A proposta envolve disponibilizar imagens de observações espaciais ao público – através de uma plataforma chamada Zooniverse – para que os participantes da iniciativa vasculhem catálogos em busca de objetos espaciais ou ajudem na classificação de corpos celestes. O foco principal está em achar astros (preferencialmente estrelas) envoltos em discos de poeira e gás cósmicos, uma vez que eles podem conter exoplanetas.

Aliás, boa parte das imagens fazem parte do acervo coletado pelo telescópio espacial Wide-field Infrared Survey Explorer – WISE –, da NASA, que detecta emissões em infravermelho, como é o caso das produzidas pela radiação térmica produzida pelos materiais que costumam compor os discos circunstelares. Então, quando algo é encontrado, astrônomos profissionais são acionados para analisar as descobertas e ver do que se trata.

Achado!Achado!

No caso da W1200-7845, ela foi originalmente identificada em 2016 e, em um primeiro momento, classificada como sendo um disco de poeira e gás. Depois, uma equipe de astrônomos pôs as mãos na massa para determinar o que era a massa que os participantes do Disk Detective haviam encontrado e, após estudarem o objeto em detalhe com os telescópios Magalhães, do Observatório Las Campanas, no Chile, eles toparam com a anã marrom lá no meio.

Voltando ao assunto da localização da W1200-7845, apesar de 330 anos-luz não ser uma distância viável para que nós, humanos, possamos fazer um passeio pela galáxia, os astrônomos explicaram que a anã se encontra perto o suficiente para ser considerada como parte de nossa vizinhança. Isso é uma excelente notícia, pois, em se tratando de um objeto pequeno e pouco brilhante, a proximidade da W1200-7845 permitirá que os cientistas possam estudá-la mais facilmente. E já existem planos para iniciar novas observações.

Os astrônomos pretendem usar outros telescópios para estudar a W1200-7845, assim como analisar o disco circunstelar – para determinar seu diâmetro, massa e composição. Conforme mencionamos antes, essas estruturas costumam servir de maternidades planetárias, e os cientistas querem saber se o que envolve a anã marrom contém os ingredientes necessários para produzir novos mundos e, se sim, que classe de exoplanetas se formariam.

Descoberta anã marrom rodeada por potencial maternidade cósmica via TecMundo

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: