Saturno: anéis do planeta estariam 'vibrando' em efeito curioso

08/06/2020 às 06:062 min de leitura

Além de renderem imagens incríveis (e inspirarem músicas...), os anéis de Saturno também são fonte de descobertas científicas curiosas. A mais recente delas é que eles vibram, como um sino, com várias e várias ondas, segundo dados colhidos pela sonda Cassini, da NASA e da Agência Especial Europeia. Isso acontece por conta de ondas gravitacionais nas partes mais profundas do interior de Saturno, que se espalham até os anéis, do lado de fora. O que essa descoberta demonstra para ciência? Que esse planeta pode ser bem mais complexo do que se pensava, até então...

Como você provavelmente deve saber, Saturno é um gigante gasoso, assim como Júpiter. Em vista disso, os cientistas acreditavam que o interior do planeta era formado por fluidos quentes, que se movimentavam tranquilamente, debaixo do hélio e hidrogênio na superfície. Contudo, a vibração "de sino", observada nos anéis pela sonda Cassini indica que as coisas não são bem assim. Isso porque, em vez de uma única onda, como seria esperado, a sonda detectou vários pequenos tremores. Como o toque de um sino.

Imagem dos anéis, pela sonda Cassini (Fonte: Wikimedia Commons)Imagem dos anéis, pela sonda Cassini (Fonte: Wikimedia Commons)

Vibrações inesperadas

Esse tipo de movimentação costuma ser observada em planetas rochosos, como a Terra, que vibra como um sino o tempo todo, por conta dos choques entre suas partes líquidas e sólidas. Dessa forma, os cientistas ficaram surpresos em encontrar movimentos parecidos no interior de Saturno, um gigante gasoso. Afinal, isso quer dizer que há ingredientes mais pesados e sólidos que fluidos e gases — como rochas ou gelo — no núcleo do planeta, para causar esses choques.

Os pesquisadores ainda não sabem exatamente o que acontece no núcleo de Saturno. Mas essa descoberta recente significa, pelo menos, que o planeta tem mais camadas do que se pensava anteriormente. Além disso, de acordo com afirmações do pesquisador Christopher Mankovich para o portal Space.com, isso pode significar que o processo que gera o campo magnético de Saturno — e seus belos anéis, consequentemente — seja muito diferente do que ocorre em Júpiter, o outro gigante gasoso do Sistema Solar.

Mas, diga-se de passagem, esse não é a única curiosidade sobre o "Senhor dos Anéis": por conta da rotação e do campo magnético diferentes do comum, os cientistas só conseguiram calcular quanto exatamente dura um dia em Saturno em 2019, como a gente já explicou aqui no Mega Curioso. O planeta leva 10 horas e 33 minutos para dar uma volta no próprio eixo.

Em tempo: os anéis de Saturno são formados por pedaços de gelo e rocha, que orbitam ao redor do campo magnético do planeta. Ah, e a gente já disse que eles são bonitos?

Detalhes dos anéis de Saturno (Fonte: Wikimedia Commons)Detalhes dos anéis de Saturno (Fonte: Wikimedia Commons)