Conheça a única brasileira da equipe de vacina contra covid-19 da OMS

09/06/2020 às 08:002 min de leitura

Com 20 anos de carreira, a infectologista e médica Cristiana Toscano, é a única brasileira a integrar a equipe do grupo internacional de especialistas em vacinas, idealizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), para ajudar a otimizar os estudos de uma possível solução contra a covid-19. Além de ser a única participante do país, a especialista também é a única de toda a América Latina.

Currículo poderoso

A escolha de Cristiana Toscano, que faz parte do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da UFG (Universidade de Goiás) como professora, tem bases muito sólidas. A profissional já atuou junto à Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (Washington, EUA) e, posteriormente, passou a trabalhar na Organização Mundial da Saúde (Genebra, Suíça).

Brasileira diz estar otimista quanto ao futuro em relação ao desenvolvimento de vacinas contra Covid-19Brasileira diz estar otimista quanto ao futuro em relação ao desenvolvimento de vacinas contra Covid-19

A médica também contribuiu por dez anos na saúde pública internacional, além de ter participado de projetos em vários países.

Ao retornar para o Brasil em 2009, Cristiana começou a trabalhar como pesquisadora e professora do Departamento de Saúde Coletiva da UFG. Mesmo assim, ela ainda manteve ativa suas colaborações internacionais no campo de epidemias, doenças imunopreveníveis e monitoramento de doenças que podem ser prevenidas por meio de vacinas que ainda estão em desenvolvimento.

Desde que foi escolhida para a equipe a médica já concedeu uma série de entrevistas. Em uma delas, para o portal de notícias G1, ela disse estar feliz pela chance de participar de algo tão importante. Também afirmou que o grupo está otimista sobre o que poderá acontecer a médio e longo prazo, dadas as possibilidades positivas de uma vacina para prevenir e enfrentar a pandemia — a primeira reunião por videoconferência aconteceu semana passada.

Atuação do grupo estratégico

A ideia por trás da equipe que reúne cerca de 15 profissionais especialistas na área de diversas regiões do mundo é ajudar no andamento das pesquisas com as vacinas. 

Ou seja, o grupo do qual a infectologista Cristiana Toscano faz parte terá um papel fundamental na revisão dos estudos sobre aquelas com maior potencial. Além disso, também avaliará os resultados e a segurança, para então, promover o desenvolvimento de orientações sobre as estratégias de uso das vacinas

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: