Entenda como células humanas poderiam ficar invisíveis

09/06/2020 às 13:001 min de leitura

Em um artigo publicado pelo periódico Nature Communications na última semana, cientistas da Universidade da California Irvine (UCI), em um grupo liderado por Atrouli Chatterjee, afirmaram ser possível deixar células humanas transparentes.

Eles utilizaram as mesmas proteínas encontradas em alguns cefalópodes — polvos, lulas e outros — que conseguem se camuflar no ambiente para fugir de predadores. Esses componentes são chamadas de leucóforos, que contam com uma proteína em sua parte externa chamada reflectina.

"Nosso projeto se concentra no design e na engenharia de sistemas celulares, apresentando propriedades controláveis para transmitir, refletir e absorver luz", conta Atrouli em um comunicado.

Cefalópodes podem "ficar transparentes" e se camuflar para fugir de predadores. (Fonte: Hyperscience / Reprodução)Cefalópodes podem "ficar transparentes" e se camuflar para fugir de predadores. (Fonte: Hyperscience / Reprodução)

Como esse efeito ocorre?

Os cientistas fizeram modificações genéticas para que as células renais, durante o seu desenvolvimento, produzissem reflectina. De acordo com Alon Gorodetsky, coautor do estudo, os resultados superaram as expectativas: "Ficamos surpresos ao descobrir que as células não apenas expressavam reflectina, mas também empacotavam a proteína em nanoestruturas esferoidais e as distribuíam pelo corpo das células".

Outra descoberta feita pelos pesquisadores do projeto é que o sal de cozinha (sim, o mesmo utilizado para temperar a sua comida), é capaz de regular sua transparência por meio do processo de osmose.

Esse "superpoder" será bastante útil na área médica, já que ao deixar os tecidos laboratoriais invisíveis, será possível observar propriedades que antes não seriam visualizadas com facilidade.

Conte para a gente: o que você faria se pudesse se tornar invisível por um dia? Deixe sua resposta nos comentários!

As células transparentes poderão trazer avanços na área médica. (Fonte: Pixabay / Reprodução)As células transparentes poderão trazer avanços na área médica. (Fonte: Pixabay / Reprodução)

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: