Droga para tratamento do câncer tem sucesso contra a covid-19

09/06/2020 às 10:302 min de leitura

Um estudo publicado na revista científica Science Immunology na última sexta-feira (05) revelou que uma uma droga conhecida como acalabrutinibe, bloqueadora de uma proteína tirosina quinase de Bruton (BTK), normalmente utilizada no tratamento de vários tipos de câncer no sangue, revelou-se promissora no tratamento de alguns pacientes com covid-19.

Os autores do artigo, todos pesquisadores do Centro de Pesquisa do Câncer do Instituto Nacional do Câncer norte-americano explicaram o funcionamento da referida substância no organismo humano.

Segundo eles, a BTK atua no sistema imunológico regulando a produção de citocinas, proteínas que funcionam como mensageiras químicas que auxiliam o comportamento imune do organismo. No pequeno grupo de pacientes com a covid-19, o que perceberam é que uma grande quantidade de citocinas é liberada de uma só vez, mais prejudicando do que ajudando o organismo.

O que os pesquisadores fizeram foi tentar reduzir essa reação exagerada do sistema imune causada pela "inundação" de citocinas, o que foi feito testando-se a eficácia da acalabrutinibe para esse fim.

Para isso, selecionaram 19 pacientes com diferentes graus de covid-19 hospitalizados. Todos tinham níveis de oxigênio reduzido no sangue e processos inflamatórios. Do total, 11 pacientes apresentaram estado moderado e os nove restantes, pela gravidade do quadro, precisaram utilizar respiradores ao menos em uma ocasião.

Fonte: Pfarma/DivulgaçãoFonte: Pfarma/Divulgação

Resultado da Pesquisa

Nos Resultados da pesquisa, constatou-se que, dos 11 pacientes com quadros moderados da covid-19 tratados com a droga, oito voltaram a respirar sozinhos e obtiveram suas altas em menos de uma semana após iniciado o tratamento. Daqueles em estado grave, quatro saíram dos ventiladores, dois tiveram alta e os dois restantes faleceram.

Os resultados obtidos indicaram que "direcionar a resposta inflamatória excessiva com inibidores BTK é uma estratégia terapêutica para casos graves de covid-19, e obteve uma confirmação positiva no ensaio clínico aleatorizado".

Porém, alertam os pesquisadores, isso não significa a descoberta de uma nova droga, pois a acalabrutinibe não está aprovada para combater diretamente o novo coronavírus. Trata-se de um medicamento aprovado no tratamento de alguns tipos de câncer que foi utilizado com sucesso em alguns sintomas da covid-19.

O objetivo geral do presente estudo foi estimular novas pesquisas com a nova droga.