Arqueólogos descobrem sinais mais antigos de vikings na Islândia

29/06/2020 às 03:002 min de leitura

A descoberta recente de dois alojamentos vikings na Islândia surpreendeu pesquisadores. Uma das estruturas datava de um período anterior ao que era estimado dos assentamentos desse povo no país. Os alojamentos foram descobertos na cidade de Stöð, no leste da Islândia, e o mais recente datava do ano 874, período em que os pesquisadores consideram que os vikings já estavam na Islândia.

A escavação que revelou o assentamento. (Fonte: Bjarni Einarsson)A escavação que revelou o assentamento. (Fonte: Bjarni Einarsson)

No entanto, a análise da estrutura do alojamento mais antigo aponta que ele provavelmente foi construído em 800, o que significa que os vikings já estavam na Islândia há mais tempo do que se pensava.

Na habitação mais recente, os arqueólogos encontraram uma série de artefatos luxuosos, como moedas de prata romanas e do Oriente Médio, ouro, contas ornamentais, barras de ouro, além de peças dobradas de prata (que eram usadas como moeda pelo povo viking). Foi a descoberta mais valiosa de artefatos desse povo até hoje.

Em entrevista ao Live Science, Bjarni Erinarsson, o líder dos arqueólogos, afirmou que a habitação foi a mais rica encontrada na Islândia até agora. "É difícil não concluir que esta era a casa de um chefe", afirmou ele. Ele descobriu as ruínas em 2007, mas escavações só começaram após a permissão do governo islandês, 12 anos depois. 

Alguns dos artefatos encontrados no alojamento recente. (Fonte: Bjarni Einarsson)Alguns dos artefatos encontrados no alojamento recente. (Fonte: Bjarni Einarsson)

Para os pesquisadores, o alojamento mais recente foi construído em cima das ruínas do antigo, depois que a comunidade viking havia se mudado para um assentamento mais permanente.

Eles acreditam que a habitação mais antiga era um assentamento sazonal, devido às semelhanças com um outro acampamento desse tipo encontrado no Canadá, datado do ano 1000.

A equipe de arqueólogos também descobriu um espaço de usinagem de metais dentro do alojamento mais antigo, o que se tornou o único espaço interno para ferreiros já descoberto entre os assentamentos vikings.

Como eram as habitações comunitárias dos vikings? 

Os alojamentos podia abrigar muitas famílias. (Fonte: Bjarni Einarsson)Os alojamentos podia abrigar muitas famílias. (Fonte: Bjarni Einarsson)

De acordo com informações do Live Science, essas casas compridas, os grandes salões de madeira, eram bastante comuns na cultura nórdica e serviam como habitação comunitária. Os dois alojamentos foram construídos utilizando madeira, grama e palha. 

A construção tinha espaços divididos que possibilitavam abrigar várias famílias de uma vez. No coração dos alojamentos, lareiras de pedra se estendiam ao longo do centro. Os pesquisadores acreditam que era onde os vikings colocavam o gado nos meses do inverno.

De acordo com Bjarni Erinarsson, o padrão de ocupação das ilhas do Oceano Atlântico ocorria primeiro com os acampamentos sazonais e depois com os assentamentos. 

Segundo a tradição islandesa, os primeiros assentamentos de vikings foram de pessoas que fugiram do rei Harald Fairhair, que acredita-se ter sido o primeiro monarca da Noruega antiga. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: