Vênus tem dezenas de vulcões ativos, aponta novo estudo

22/07/2020 às 04:001 min de leitura

Há algum tempo, cientistas já desconfiavam que Vênus, nosso vizinho planetário, podia apresentar atividade vulcânica. Agora, pela primeira vez, um estudo mostra que eles estavam corretos: dezenas de vulcões ativos foram mapeados no planeta que tem as mais altas temperaturas do Sistema Solar.

Pesquisadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça, criaram simulações de alta resolução para replicar a formação dos sítios vulcânicos de Vênus, com base nos dados obtidos pela missão Venus Express da Agência Espacial Europeia (ESA), finalizada em 2014. Eles então analisaram imagens infravermelhas produzidas pela missão Magellan da NASA, finalizada em 1994, para ver se as imagens correspondiam às simulações.

Vulcões gigantes

As comparações permitiram que os pesquisadores buscassem por características de sítios vulcânicos ativos, e as encontraram em pelo menos 37 sítios vulcânicos. Esses vulcões são muito maiores do que os existentes na Terra: eles têm, em média, 300 km de diâmetro, enquanto o maior vulcão ativo do nosso planeta, o Mauna Loa, no Havaí, tem apenas 120 km de largura.

"As pessoas já haviam sugerido que Vênus é vulcanicamente ativo antes", diz Anna Gülcher, líder do estudo. "O que fizemos, de maneira nova, foi mapear essas regiões", explica.

aA superfície do planeta Vênus. (Fonte: Pixabay)

Os pesquisadores também descobriram que a maioria dos sítios vulcânicos estão em um cinturão nas extremidades do planeta, que foi apelidado por eles de "Anel de Fogo". Gülcher espera que futuras missões a Vênus se concentrem nessa região para que seja possível entender melhor a geologia do astro.

"Com base no tamanho, química e posição no Sistema Solar, Vênus é o planeta mais parecido com a Terra até o momento", afirma Sami Michail, pesquisador da Universidade de St. Andrews, do Reino Unido. De acordo com ele, compreender a atual atividade vulcânica do planeta é essencial para entender os motivos que fazem a Terra ser habitável, enquanto Vênus é árida e extremamente quente. 

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: