Não é Star Trek! Força Espacial dos EUA explica novo logotipo

28/07/2020 às 09:002 min de leitura

No final de 2019, o governo dos Estados Unidos anunciou a criação de sua Space Force — ou Força Espacial, em português. Esse órgão é o sexto ramo das Forças Armadas — além do Exército, Aeronáutica, Marinha, Infantaria Naval (Marines) e Guarda Costeira — que, como se pode imaginar, vai cuidar das missões norte-americanas fora do nosso planeta. Ele já existia como um comando dentro da Aeronáutica, mas foi transformado em uma força independente. Na semana passada, a Space Force divulgou seu logotipo:

Fonte: Wikimedia CommonsFonte: Wikimedia Commons

Pois bem. Quem é fã das séries e filmes da franquia Star Trek com certeza já viu a imagem abaixo. Na verdade, a franquia é tão popular, que até mesmo quem não é fã já deve ter ouvido falar da Frota Estelar. Essa é a insígnia da organização fictícia:

Fonte: Wikimedia CommonsFonte: Wikimedia Commons

Os dois logotipos se parecem um pouco, né? Então! Esse foi o comentário nas redes sociais e em veículos de notícias do país, desde a divulgação. Também não ajudou o fato de que o lema da Força Espacial — Semper supra, ou "Sempre acima", do latim — também lembra muito o da Frota Estelar: Semper exploro.

Não é Star Trek!

Parece que os militares norte-americanos não gostaram da comparação com Star Trek. Embora não tenha se referido aos comentários diretamente, o perfil oficial da Space Force no Twitter se deu ao trabalho de explicar que símbolos em forma de delta são usados para representar organizações espaciais desde 1961. Ou seja, antes da criação da primeira série da franquia, em 1966.

Twitter/ReproduçãoTwitter/Reprodução

A organização também explicou o que cada elemento do logotipo significa: a borda prata remete a defesa e proteção; a forma preta vertical, no meio, representa a ação do lançamento de um foguete; os chanfrados nos cantos representam as outras quatro Forças Armadas dos EUA, que auxiliam a Space Force (Exército, Marinha, Aeronáutica e a Infantaria Naval). Já a estrela, em destaque, é Polaris, a estrela do norte.

Mesmo com a explicação, os fãs não se convenceram e parece que a piada pegou. Nos comentários do tweet da Space Force, há muitos comentários sobre a semelhança entre os logotipos. Se a Space Force trará tantas emoções quanto a Frota Estelar só o futuro pode dizer. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: