Ciência
10/08/2020 às 11:00•2 min de leitura
O Dia Mundial do Leão é comemorado anualmente em 10 de agosto e foi criado como uma campanha global para aumentar a consciência das pessoas sobre a importância do felino que é o rei das selvas para o meio ambiente como um todo. Confira algumas curiosidades sobre esse majestoso animal:
Os leões pertencem a família dos felinos e são os segundos maiores felinos, perdendo somente para os tigres.
(Fonte: Pixabay)
Os leões são os únicos animais da família dos grandes gatos considerados sociais, com os leões africanos sendo os mais sociáveis de todos. Eles gostam de estar juntos e mostram muito afeição por meio de brincadeiras, lambidas, ronronares, além de gostarem de dormir perto uns dos outros.
(Fonte: Irina Anastasiu / Pexels)
As leoas fazem a maior parte do trabalho em um grupo. A caça, vigia noturna, liderança do grupo e proteção dos filhotes, se destina a elas. Mas, apesar de serem as primeiras a estarem na frente de tudo, na hora das refeições é o macho que come antes de todos. E, somente depois de satisfeito, filhotes e fêmeas podem se satisfazer.
(Fonte: Alfie Wilson / Unsplash)
Hoje os leões encontram-se somente em algumas partes específicas do continente africano, sendo que antigamente podiam ser encontrados por toda a África. Para ter uma ideia, a população deste animal na África foi reduzida para 21 mil, enquanto na década de 1950 existia o dobro no continente, comprovando o risco de extinção que a espécie está correndo.
(Fonte: Freepik)
Quando um leão ruge, pode-se ouvir o som que ele emite de uma distância de 8 quilômetros.
(Fonte: Iurii Ivashchenko / Pexels)
Um leão pode dar um salto de até 10 metros de altura e pode correr a 80 km/h por curtas distâncias. Sabia também que quando ele anda seus calcanhares não tocam no chão?
(Fonte: Sergey Pesterev / StockSnap)
Leões na natureza vivem entre 10 e 16 anos, enquanto os leões de cativeiro podem chegar a viver até 30 anos.
(Fonte: Sri Ranjani Mukundan / Unsplash)
Você pode adivinhar a cor de um leão pela cor da sua juba. Quanto mais escura é a juba, mais idade tem o leão.
(Fonte: Alexas Fotos / Pexels)
Ao contrário das mulheres humanas que têm um período gestacional de, aproximadamente, 280 dias, as leoas passam por uma gestação de 110 dias. Sem período certo para acasalar, as fêmeas dão à luz a 3 ou 4 filhotes.
(Fonte: PatternPictures / Pixabay)
Ensinados desde pequeno a se manterem sozinhos, os pequenos leões e leoas dão início às suas caças quando completam onze meses. Porém, por serem ainda pequenos, contam com a proteção de suas mães para evitar que predadores como chacais, leopardos e hienas os ataquem. Apenas quando completam dois anos é que os jovens estarão prontos para se tornarem independentes e fortes.
***
Para celebrar a data, o National Geographic preparou o Especial Leões: Supremacia e Poder, que será exibido de 10 a 28 de agosto, a partir das 19h30, no canal. Já o Nat Geo Wild exibe no dia 10 de agosto, às 19h45, o documentário Quando os Filhotes se tornam Reis, que mostra a vida de dois filhotes lutando para serem os reis do seu grupo.