Traje de gravidade móvel pode viabilizar longas viagens espaciais

Traje de gravidade móvel pode viabilizar longas viagens espaciais

Último Vídeo

Uma estudante de mestrado da Universidade da Califórnia inventou uma “roupa gravitacional” que pode ser a solução para impedir que a microgravidade afete severamente os astronautas escolhidos para serem os primeiros a pisar em Marte, depois de uma viagem de sete a nove meses.

O traje usou a Terceira Lei de Newton para compensar a microgravidade no espaço.O traje usou a Terceira Lei de Newton para compensar a microgravidade no espaço.

Os efeitos da redução da gravidade são devastadores: os ossos perdem sua densidade a uma taxa de 1,5% por semana, e os músculos se atrofiam até 25%, principalmente os das costas e o das panturrilhas (a chamada batata da perna). 

Os fluidos do corpo (como o que banha a medula espinhal) se acumulam na parte superior do corpo, e a quantidade de sangue circulando no organismo diminui – isso leva à redução da oxigenação do cérebro e ao enfraquecimento do músculo cardíaco.

A roupa desenhada pela engenheira de biomedicina Neeki Ashari, baseada na Terceira Lei de Newton (que diz que “toda ação corresponde a uma reação de igual intensidade, mas em sentido oposto”), aplica pressão negativa na parte inferior do corpo (no diagrama, Lower Body Negative Pressure, ou LBNP).

A força exercida na parte inferior melhora a circulação sanguínea e pode diminuir a perda óssea e muscular dos astronautas.A força exercida na parte inferior melhora a circulação sanguínea e pode diminuir a perda óssea e muscular dos astronautas.

Em breve, na estação espacial mais próxima

Quando posto em uso, o equipamento empurra o sangue para a parte inferior do corpo, gerando ainda forças de reação a partir do chão e ajudando a manter a densidade muscular e óssea dos astronautas em órbita da Terra.

"O traje é semelhante a uma calça. A pressão negativa é gerada por um sistema de vácuo portátil, garantindo total mobilidade e controle do usuário. Além disso, é equipado com um sistema de controle de pressão e temperatura, além de três recursos de segurança”, explicou a engenheira.

O projeto da "roupa gravitacional" foi financiado pela NASA, e ela pode ser usada brevemente pelos pesquisadores a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).

Traje de gravidade móvel pode viabilizar longas viagens espaciais via TecMundo

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.