Raio em forma de água-viva impressiona habitantes do Texas

20/08/2020 às 04:002 min de leitura

Um raro evento meteorológico chamado de sprite vermelho foi fotografado no mês passado pelo especialista em tempestades Stephen Hummel no Observatório McDonald, no Texas (EUA). Esse tipo de raio, também conhecido como evento luminoso transiente (TLE), é difícil de ser observado do chão porque ocorre acima das nuvens.

Com aproximadamente 50 quilômetros de altura por 50 quilômetros de largura, o fenômeno em formato de água-viva ocorreu acima do Monte Locke por apenas 17 milissegundos e pôde ser visto a 480 quilômetros de distância. Para fotografar o sprite vermelho, Hummel registrou cerca de 5 horas de filmagens em um dos picos da montanha.

A raridade desse tipo de raio se dá devido às condições em que acontece: é necessário que um relâmpago atinja o chão e libere carga elétrica positiva suficiente para ser equilibrada com uma carga elétrica negativa em mesma quantidade no céu. Os sprites vermelhos são o resultado desse fenômeno. 

(Fonte: Stephen Hummel, Business Insider / Reprodução)(Fonte: Stephen Hummel, Business Insider/Reprodução)

Apesar da similaridade com os relâmpagos comuns, os sprites vermelhos acontecem muito distantes das nuvens, a cerca de 45 quilômetros a 90 quilômetros de altura, o que permite que o fenômeno seja visto até mesmo do Espaço. Essa característica também contribui para sua coloração: o nitrogênio presente na atmosfera emite a luz avermelhada quando exposto à energia dos raios.

Outras formas

Os fenômenos foram fotografados pela primeira vez em 1989 e receberam esse nome do professor da Universidade do Alasca Davis Sentman, falecido em 2011. Segundo ele, a denominação representa bem o aspecto fantasioso do evento, que evoca certa magia. Contudo, há relatos científicos de avistamentos desses tipos de ação já no fim do século 19. 

Há ocorrências de sprites vermelhos em quase todos os continentes, com exceção da Antártica. No Brasil, é possível observá-los nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, tendo sido recentemente fotografados em São Paulo.

O aspecto pode variar bastante, sendo o de água-viva o mais raro. Já o formato de cenoura é mais comum e pode ser visto com mais facilidade. Veja a seguir outras imagens de Hummel:

(Fonte: Stephen Hummel via Realtime Image Gallery / Reprodução)(Fonte: Stephen Hummel via Realtime Image Gallery/Reprodução)

 (Fonte: Stephen Hummel via Realtime Image Gallery/Reprodução)

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: