Conheça o 'olhos-de-barril', peixe famoso pela cabeça transparente

29/08/2020 às 03:002 min de leitura

O fundo do mar é uma das regiões mais interessantes do planeta para cientistas e biólogos, por guardar inúmeros segredos que ainda podem ser desvendados. Entre os que já conhecemos, está o peixe olhos-de-barril, com um visual excêntrico, cabeça transparente e conhecido por caçar usando as sombras. 

Sua cabeça translúcida permite que os pesquisadores possam analisar seus órgãos internos, compreendendo melhor como funcionam os olhos de uma criatura que vive nas regiões mais profundas do oceano.

(Fonte: Poulsen et al/Reprodução)(Fonte: Poulsen et al/Reprodução)

A história do peixe olhos-de-barril

Este espécime curioso habita o fundo dos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico, em uma profundidade de 400 a 2,5 mil metros. Foi descoberto em 1939 pelo biólogo marinho Chapman, mas só foi fotografado mais de 60 anos depois, em 2004. 

A fotografia foi muito importante para entender sua anatomia peculiar, pois todas as tentativas de trazer esses peixes das profundezas resultavam na destruição da cabeça translúcida devido a imensa mudança de pressão.


A caça nas sombras

Os pesquisadores Bruce Robison e Kim Reisenbichler, do Monterey Bay Aquarium Research Institute (MBARI), descobriram um pouco mais sobre o cotidiano dos peixes olhos-de-barril. Uma das características de estilo de vida mais marcantes do animal é o fato de caçar utilizando as sombras e silhuetas das presas. 

Nesta pesquisa, foi descoberto que o M. microstoma gira os olhos dentro da cabeça, permitindo que ele observe a vítima sem precisar se mexer, o que é uma parte crucial de seu sistema de caça. 

O olhos-de-barril fica parado olhando para a silhueta ou sombra do alvo que, normalmente, está nadando acima dele. Seus olhos permitem que ele distingua entre a luz natural e a luz emanada por outras criaturas, e  quando nota o momento ideal para atacar, assume uma posição vertical e vai para cima de sua caça.

Imagem de computador feita pelos pesquisadores da Mbari. (Fonte: MBARI/Reprodução)Imagem de computador feita pelos pesquisadores da Mbari. (Fonte: MBARI/Reprodução)

O pouco que se sabe sobre este espécime peculiar de cabeça transparente já o torna extremamente interessante, mas ainda existe muito para descobrir sobre o impressionante e aterrorizador peixe olhos-de-barril.

E aí, vocês gostariam de nadar com um "peixinho" desses? Contem para nós na seção de comentários!


Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: