Cientista 'tropeça' em osso e descobre fóssil de dinossauro

28/08/2020 às 10:301 min de leitura

Durante mais um fim de expediente normal em um campo de pesquisas na Escócia, a cientista Elsa Panciroli estava correndo para alcançar sua equipe e encerrar o dia de trabalho. Antes de alcançar os colegas, porém, ela acabou pisando em um osso e, ao acaso, descobriu um fóssil de dinossauro com mais de 166 milhões de anos.

A história aconteceu recentemente em uma praia de Eigg, uma das ilhas em que cientistas costumam buscar fósseis para estudos há cerca de 200 anos. Enquanto ossos de peixes e répteis marinhos costumam aparecer no local, Panciroli acabou pisando em parte de um dinossauro maior.

Elsa Panciroli, cientista responsável pela descobertaElsa Panciroli, cientista responsável pela descoberta

"Percebi que eu tinha passado por cima de algo que não parecia normal", disse a pesquisadora. "Não estava claro exatamente a que tipo de animal pertencia na hora, mas não tinha dúvida de que era um osso de dinossauro."

Fóssil pode ser de um estegossauroFóssil pode ser de um estegossauro

De acordo com os pesquisadores, o fóssil encontrado ao acaso por Elsa Panciroli mede cerca de 50 centímetros e possivelmente pertence a um estegossauro. A descoberta leva a crer que os dinossauros da espécie viviam na região durante o período Jurássico Médio, há cerca de 166 milhões de anos.

Segundo Steve Brusatte, paleontólogo da Universidade de Edimburgo, a descoberta ajuda a explicar pegadas de dinossauros encontradas na Ilha de Skye, que fica na mesma região. "Este fóssil é uma evidência adicional de que os estegossauros com placas costumavam vagar pela Escócia".

O fóssil encontrado ocasionalmente pela pesquisadora foi enviado para a coleção do Museu Nacional da Escócia, em Edimburgo.

Cientista 'tropeça' em osso e descobre fóssil de dinossauro via TecMundo

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: