Terra perdeu 28 trilhões de toneladas de gelo em duas décadas

29/08/2020 às 14:302 min de leitura

A perda de 28 trilhões de toneladas de gelo nos últimos 23 anos se reflete na situação da calota da Groenlândia, a segunda maior reserva de água doce do planeta: não há mais como deter seu derretimento. Esses e outros dados estão contidos em dois estudos que apontam os efeitos do aquecimento global na criosfera do planeta.

Usando dados de satélites sobre geleiras, glaciares e montanhas com gelo, pesquisadores das universidades de Leeds e Edimburgo e College London conseguiram quantificar o quanto de gelo o planeta perdeu entre 1994 e 2017.

"Se nada mudar, o nível do mar deverá aumentar entre 60 cm e um metro, ao fim deste século – o que corresponde ao pior cenário previsto pelo Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Cada centímetro de elevação do nível do mar significa o deslocamento de um milhão de pessoas”, explicou o glaciologista e diretor do Centro de Modelagem e Observação Polar da Universidade de Leeds, Andy Shepherd.

Menos gelo que se contava

Segundo ele, “o que encontramos nos surpreendeu. Não pode haver dúvidas de que a perda de gelo da Terra é uma consequência direta do aquecimento do planeta”.

A pesquisa, publicada na revista Cryosphere, usou dados de outros trabalhos, entre eles o que de uma equipe internacional de pesquisadores, liderada pelo glaciologista suíço Matthias Huss, em 2019, que determinou a espessura do gelo e o avanço do derretimento de todos os glaciares do mundo (cerca de 215 mil), excetuando-se a Antártida e a Groenlândia.

O estudo apontou que eles guardam 158 bilhões de toneladas de gelo, mas boa parte pode sumir mais rapidamente do que se previa. Na chamada Alta Ásia (região que inclui o planalto tibetano e as montanhas da Ásia Central), há 27% menos gelo do que se supunha.

As conclusões da pesquisa condizem com as do IPCC: será em 2060, e não uma década mais tarde, que a cobertura de gelo na região chegará à metade do que é agora, o que reduzirá em até 24% o abastecimento de água de 600 milhões a 1 bilhão de pessoas até 2090.

Ponto de não retorno

A gigantesca perda da cobertura de gelo do planeta não é a única má notícia: a camada de gelo da Groenlândia pode não mais se recuperar. “O gelo que está se quebrando e caindo no oceano ultrapassou em muito a neve que se acumula na superfície do manto de gelo”, disse a geóloga e cientista planetária Michalea King, do Centro de Pesquisa Polar e Climática Byrd da Ohio State University e principal autora do estudo publicado na revista Communications Earth and Environment.

A geleira de Sukkertoppen, na Groenlândia, em 1935 (acima) e 2013 (abaixo).A geleira de Sukkertoppen, na Groenlândia, em 1935 (acima) e 2013 (abaixo).

Quarenta anos de dados coletados por satélites mostraram que, mesmo se as temperaturas baixassem hoje, nem assim a perda de gelo da Groenlândia cessaria. 

Entre 1980 e 2000, a perda anual de 450 bilhões de toneladas de gelo era compensada pela queda de igual quantidade de neve, conservando o manto da Groenlândia intacto. A partir daí, o derretimento subiu para 500 bilhões de toneladas de gelo anuais, não acompanhado pelo acúmulo de neve. 

Se o nível dos oceanos subiu 15 cm no século 20, neste a velocidade aumentou: 3,6 milímetros todos os anos, e o ritmo está acelerando. Em 2019, o gelo derretido da Groenlândia foi responsável por fazer os oceanos subirem 2,2 milímetros em apenas dois meses.

Terra perdeu 28 trilhões de toneladas de gelo em duas décadas via TecMundo

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: