Obra de arte mais antiga do Reino Unido pode retratar mamute

01/09/2020 às 10:002 min de leitura

A obra de arte mais antiga do Reino Unido — com nada menos que 15 mil anos — foi desenterrada no final de agosto na Ilha de Jersey, no Canal da Mancha. O negócio é tão antigo que, provavelmente, pertence a um povo que vivia em um lugar que nem existe mais: Doggerland é um pedaço de terra que conectava as Ilhas Britânicas ao continente europeu que foi submerso no Canal da Mancha.

Além disso, é um pouco difícil entender o que está desenhado nas pedras — mas os estudiosos acham que são mamutes. Na real, algumas das pedras têm vários rabiscos uns sobre os outros, como se os homens das cavernas estivessem reaproveitando a mesma pedra várias vezes — ou como se eles fossem uma criança que rabisca uma parede. Bom, considerando que essa época de 15 mil anos faz parte da infância da humanidade, acreditamos que a ideia faz sentido.

Veja as imagens abaixo. Na segunda, é possível ver os contornos que os arqueólogos acreditam ser de um animal bovino (um bisão, possivelmente), de um mamute e de um rosto humano. Todo mundo precisa precisa ter um olhar mais sensível para analisar uma obra de arte, mas vamos concordar que esses desenhos... só mesmo com a explicação dos arqueólogos para entender.

Fonte: Natural History Museum London/ReproduçãoFonte: Natural History Museum London/Reprodução

Fonte: Natural History Museum London/ReproduçãoFonte: Natural History Museum London/Reprodução

De onde surgiram essas obras?

Os pesquisadores descobriram essas obras de arte de 15 mil anos atrás de uma forma bastante interessante: quando um agricultor da Ilha de Jersey estava arando a terra e descobriu fragmentos de sílex. Como esse tipo de rocha não é natural na ilha, os arqueólogos da University College London logo souberam que o material deveria ter vindo de outro lugar. 

A equipe, então, traçou o fluxo de material até a sua origem: um grande pedaço de terra intacto e submerso entre uma formação rochosa costeira e um penhasco de granito. As escavações nesse local revelaram vários vestígios da civilização que vivia ali: restos de fogueiras, fragmentos de ocre (pigmento mineral usados em pinturas corporais e rituais), além das obras de arte que são o assunto principal desse texto — ao todo, são 10. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: