Seja o primeiro a compartilhar

Satélite da NASA se desintegra ao reentrar na atmosfera; veja

No último sábado (29), um satélite da NASA lançado em 1964 e que estava prestes a cair na Terra, se desintegrou ao reentrar na atmosfera. O evento foi registrado em vídeo por observadores de aviões, que gravaram o equipamento passando pelo Pacífico Sul.

Integrante do projeto Orbiting Geophysical Observatory da agência espacial americana, o satélite OGO-1 foi lançado com o objetivo de estudar a magnetosfera, região afetada pelo campo magnético da Terra.

O programa foi encerrado no início da década de 1970, mas em 1969, o equipamento já havia sido colocado em modo de espera. Desde então, ele começou a dar voltas ao redor do planeta, incontáveis vezes, se tornando mais uma das inúmeras peças do lixo espacial. Isso durou até o último fim de semana, quando ele retornou à Terra, atraído pela força gravitacional.

Todos os satélites do projeto OGO já retornaram à Terra.Todos os satélites do projeto OGO já retornaram à Terra.

As outras cinco espaçonaves que faziam parte do projeto também já retornaram ao planeta, igualmente despedaçando-se durante a reentrada, em 2011, com os fragmentos caindo no mar. Curiosamente, elas foram lançadas depois do OGO-1 e caíram antes, enquanto ele foi o último equipamento a desaparecer.

Veja o satélite se desintegrando

A trajetória de impacto com a Terra do satélite aposentado da NASA foi detectada pela primeira vez no dia 25 de agosto. Inicialmente, os pesquisadores do centro de observação espacial Catalina Sky Survey (CSS) e do Sistema de Alerta de Impacto Terrestre de Asteroides (ATLAS) acreditavam-se tratar de outro tipo de objeto.

Mas uma olhada mais de perto, feita pelos cientistas do ATLAS, determinou que não era um asteroide e sim a espaçonave esquecida da agência americana. Os cálculos indicavam a reentrada ocorrendo sobre o Pacífico Sul, entre o Taiti e as Ilhas Cook.

Enquanto filmava o céu, um membro da comunidade de observadores de aviões PYF Spotters registrou a reentrada do satélite OGO-1, que se despedaçou no ar. Veja o vídeo:

Satélite da NASA se desintegra ao reentrar na atmosfera; veja via TecMundo

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER