Artes/cultura
01/09/2020 às 12:42•2 min de leitura
No último sábado (29), um satélite da NASA lançado em 1964 e que estava prestes a cair na Terra, se desintegrou ao reentrar na atmosfera. O evento foi registrado em vídeo por observadores de aviões, que gravaram o equipamento passando pelo Pacífico Sul.
Integrante do projeto Orbiting Geophysical Observatory da agência espacial americana, o satélite OGO-1 foi lançado com o objetivo de estudar a magnetosfera, região afetada pelo campo magnético da Terra.
O programa foi encerrado no início da década de 1970, mas em 1969, o equipamento já havia sido colocado em modo de espera. Desde então, ele começou a dar voltas ao redor do planeta, incontáveis vezes, se tornando mais uma das inúmeras peças do lixo espacial. Isso durou até o último fim de semana, quando ele retornou à Terra, atraído pela força gravitacional.
Todos os satélites do projeto OGO já retornaram à Terra.
As outras cinco espaçonaves que faziam parte do projeto também já retornaram ao planeta, igualmente despedaçando-se durante a reentrada, em 2011, com os fragmentos caindo no mar. Curiosamente, elas foram lançadas depois do OGO-1 e caíram antes, enquanto ele foi o último equipamento a desaparecer.
A trajetória de impacto com a Terra do satélite aposentado da NASA foi detectada pela primeira vez no dia 25 de agosto. Inicialmente, os pesquisadores do centro de observação espacial Catalina Sky Survey (CSS) e do Sistema de Alerta de Impacto Terrestre de Asteroides (ATLAS) acreditavam-se tratar de outro tipo de objeto.
Mas uma olhada mais de perto, feita pelos cientistas do ATLAS, determinou que não era um asteroide e sim a espaçonave esquecida da agência americana. Os cálculos indicavam a reentrada ocorrendo sobre o Pacífico Sul, entre o Taiti e as Ilhas Cook.
Enquanto filmava o céu, um membro da comunidade de observadores de aviões PYF Spotters registrou a reentrada do satélite OGO-1, que se despedaçou no ar. Veja o vídeo:
Satélite da NASA se desintegra ao reentrar na atmosfera; veja via TecMundo