Cavalo selvagem ameaçado de extinção ganha clone perfeito

09/09/2020 às 13:002 min de leitura

Cientistas conseguiram clonar, pela primeira vez, a espécie de cavalo de Przewalski. O cavalo selvagem está ameaçado de extinção e o feito científico pode evitar que isso aconteça. A clonagem foi realizada a partir de material genético preservado há 40 anos por processo de criogenia.

O potro clonado nasceu em 6 de agosto como parte de um projeto colaborativo entre o Revive & Restore, o ViaGen Equine e o San Diego Zoo Global Frozen Zoo, constituindo bancos genéticos que têm mais de 10 mil espécies, inclusive algumas extintas.

Nascimento do clone

O jovem macho, nascido de uma mãe substituta, é um clone de um garanhão de cavalo de Przewalski chamado Kuporovic, que nasceu em 1975, no Reino Unido, antes de ser transferido para os EUA, em 1978, onde viveu até 1998. Seus genes estavam armazenados no "zoológico congelado” desde 1980 aguardando a disponibilização da tecnologia de clonagem necessária.

O potro de Przewalski nasceu totalmente saudável e com as funções reprodutivas normais. O animal foi batizado de Kurt, em homenagem a Kurt Benirschke, um renomado cientista que criou o Frozen Zoo e desempenhou um papel fundamental na criopreservação de material genético de várias espécies.

Cavalos de Przewalski

(Fonte: San Diego Zoo / Divulgação)(Fonte: San Diego Zoo / Divulgação)

O cavalo de Przewalski é o último desse tipo de animal verdadeiramente selvagem. O nome é uma homenagem a Nikolaj Przewalski, um explorador russo que descobriu a espécie em 1881 depois de ouvir histórias sobre sua existência. Antes comum nas estepes da Ásia central, a espécie foi extinta na natureza até que vários indivíduos foram reintroduzidos em seu habitat nativo na Mongólia.

No entanto, a espécie ainda tem muitos problemas e está ameaçada de extinção. Assim que Kurt tiver idade suficiente para procriar, espera-se que o indivíduo clonado ajude a trazer de volta a diversidade genética necessária para a população da espécie.

Clone de animais

De macacos a gatos, toda uma série de espécies animais foi clonada nos últimos anos. Talvez o mais famoso de todos tenha sido Dolly, a ovelha, o primeiro mamífero a ter sido clonado com sucesso de uma célula somática adulta em 1996. Mas existem outros casos menos famosos, como clone do íbex dos Pirineus que, em 2003, se tornou o primeiro animal extinto a ser “ressuscitado” pela ciência.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: