Mãe gorila é vista cuidando de novo bebê um ano após perder filhote

17/09/2020 às 13:002 min de leitura

Um ano após perder seu filhote devido a uma cesárea de emergência, a gorila Kala, uma das habitantes do Zoológico de Bristol, no Reino Unido, deu à luz naturalmente um novo bebê. A mamãe foi vista, nas últimas semanas, acariciando e aninhando o filhote em seus braços, sendo capturada pelas imagens de fotógrafos do estabelecimento — e o momento íntimo de amor da mais nova família gerou uma imensa repercussão positiva na comunidade.

Segundo a curadoria do zoológico, o filhote nasceu na madrugada de 19 de agosto graças a um programa de reprodução do hospital, que instalou cerca de seis gorilas ameaçados de extinção para proteger e garantir o futuro da espécie. O novo integrante do grupo foi resultado da relação entre Kala, de 9 anos de idade, e Jock, que habita há mais tempo as instalações do zoo.

(Fonte: Caters News/Reprodução)(Fonte: Caters News/Reprodução)

“Estamos todos emocionados. Há algo muito especial em ver um bebê gorila recém-nascido, eles são uma espécie icônica e carismática”, disse Lynsey Bugg, cuidadora de mamíferos do Zoológico de Bristol, comentando que o bebê está sendo muito bem cuidado pela mãe. “Ela está sendo muito atenciosa e cuidando bem do bebê. É muito cedo, mas estamos cautelosamente otimistas. Os primeiros sinais são bons e o bebê parece ter um bom tamanho e é forte.” 

A alegria depois da tragédia

Em setembro de 2019, Kala teve que passar por uma cesárea de emergência após ter uma gravidez não planejada. Impedido de nascer naturalmente devido ao bloqueio do canal do parto, o filhote até conseguiu ser retirado com vida, mas não foi capaz de se desenvolver nas semanas seguintes e acabou falecendo.

(Fonte: Caters News/Reprodução)(Fonte: Caters News/Reprodução)

O zoológico chegou a ser interditado para que mãe e filho tivessem a oportunidade de se relacionar e fortalecer seus vínculos maternais, mas infelizmente ambos tiveram pouco tempo juntos. 

Porém, Kala teve uma segunda chance, agora naturalmente e dentro do esperado, e conseguiu dar a luz a um novo e saudável bebê. "Nós desejamos um pouco ansiosos desta vez e tão lindo que ela conseguiu dar à luz naturalmente. Ela é uma mãe muito carinhosa e você vê muita sucção do filhote porque ele mama bastante", concluiu Lynsey.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: