Arqueólogos encontram estátua decapitada que pode ser do rei Eduardo II

No início de outubro, arqueólogos encontraram uma estátua decapitada que trazia uma coroa. Por isso, eles chegaram à conclusão de que a cabeça — em tamanho natural — pode retratar o rei Eduardo II. “O mais importante é que está usando uma coroa. Esta é uma figura real, uma estátua de um rei ou rainha. Pode ser Eduardo II, mas não temos certeza”, contou o arqueólogo e líder da escavação Julian Richards.

Fonte: Divulgação/Zachary Culpin
Fonte: Divulgação/Zachary Culpin

Segundo os estudiosos, a relíquia pode ter feito parte de uma galeria de esculturas de reis e rainhas que até então era desconhecida no interior da abadia. Embora permaneça em excelentes condições, a escultura sofreu danos no nariz e na mandíbula, o que pode ter sido o resultado do processo de destruição da abadia. “A qualidade da escultura é absolutamente impressionante. Você pode até ver as pálpebras. Está um pouco danificada ao redor do rosto, como se tivesse sido desfigurado deliberadamente”, disse Richards.

As estátuas, sugerem os especialistas, podem ter ajudado a isolar a parte pública da abadia da seção reservada aos membros do convento. A cabeça foi enviada para limpeza e análise adicional. Há planos para que ela passe a ser exibida no Museu Shaftesbury.

O local da descoberta

A descoberta foi feita na Abadia de Shaftesbury, que fica localizada em Dorset, no sudoeste da Inglaterra. Fundada no ano de 888, a abadia já foi o segundo convento mais rico do país, atrás apenas da Abadia de Syon. Sua importância aumentou quando visitantes iam até o local adorar o santuário do rei saxão Eduardo, o Mártir. Seus restos mortais — que foram trazidos para a abadia após seu assassinato em Corfe, Dorset, em 978 — teriam o poder de realizar milagres.

Construída por Alfredo, O Grande, no século IX, Shaftesbury foi destruída em 1539 por ordem de Thomas Cromwell, em meio à Reforma, quando suas terras também foram vendidas. A única parte da abadia que permanece até hoje são as ruínas escavadas da igreja, que se encontram dentro de um jardim murado.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.