Parasita controlador de mentes pode nos tornar mais impulsivos

10/10/2020 às 10:002 min de leitura

Um parasita que controla a mente e é capaz de deixar seu hospedeiro mais ousado parece algo saído diretamente da ficção científica, mas na verdade, ele existe na vida real. O Toxoplasma gondii é um protozoário que normalmente infecta ratos, manipulando o cérebro dos roedores e diminuindo seu medo de cruzar com predadores, tudo isso para facilitar a transição para outras criaturas.

A doença da coragem

De acordo com um estudo publicado na bioRxiv em 2019, ele pode viver dentro da maioria dos mamíferos, mas o intestino dos gatos é seu recanto favorito devido à alta quantidade de ácido linoleico, algo extremamente necessário para sua reprodução. E é por isso que deixa os camundongos ousados, para que sejam devorados por felinos.

(Fonte: Shuttertsock/Reprodução)
(Fonte: Shuttertsock/Reprodução)

Infelizmente, os seres humanos não são imunes a este protozoário, mas a menos que você lide com as fezes do seu gato pegando diretamente com a mão e sem lavá-las depois, os bichanos não são o nosso maior meio de contaminação, e sim carnes mal passadas e vegetais que não foram higienizados corretamente.

Os humanos viram zumbis desprovidos de medo?

Bom, acredita-se que um terço da população mundial esteja contaminada, e ainda não tivemos sinais de um ataque zumbi, então a resposta é não. Mas o que a presença do Toxoplasma gondii realmente causa no nosso organismo então?

“Quando você se infecta pela primeira vez, pode ter sintomas leves de gripe, mas a maioria de nós nem percebe. Se você é uma mulher grávida, é mais preocupante porque pode prejudicar a criança, mas as pessoas infectadas quase não apresentam problemas de saúde ou sintomas perceptíveis”, explicou Markus Fitza, professor na Escola de Finanças e Administração de Frankfurt, na Alemanha, que pesquisou como este parasita pode afetar as decisões tomadas no mundo dos negócios.

(Fonte: Pixabay/Reprodução)
(Fonte: Pixabay/Reprodução)

Contudo, Fitza afirmou que os fundamentos do nosso cérebro são muito parecidos com os dos ratos, e mesmo sem afetar nossa saúde, a doença provocada pelo Toxoplasma, a toxoplasmose, pode nos deixar mais sujeitos a correr riscos.

Duas pesquisas, uma com 370 indivíduos na Turquia e a outra com 600 na República Tcheca, apontaram que pessoas com esta doença se tornam menos cuidadosas, estando mais propensas a acidentes de carro e a uma condição psiquiátrica conhecida como Transtorno Explosivo Intermitente, que causa ataques de raiva e impulsos agressivos de forma exagerada.

Bom para os negócios?

(Fonte: Pixabay/Reprodução)
(Fonte: Pixabay/Reprodução)

Entretanto, a diminuição do medo de correr riscos não é de todo ruim. A pesquisa de Fitza revelou que empresários possuem uma probabilidade maior de serem infectados, e aqueles com toxoplasmose chegam a ganhar em média US$ 6 mil (R$ 33 mil) a mais por ano e tendem a apresentar um comportamento mais empreendedor.

A teoria da pesquisa de Markus e seus colegas é que o Toxoplasma gondii manipula os cérebros e torna as pessoas menos temerosas a pedir demissão e começar suas próprias empresas. “Não podemos dizer com certeza é isso que está acontecendo. Mas este é o argumento que estamos fazendo com base em nossos estudos”, explicou o professor.

Porém, os cientistas ainda não descobriram como o protozoário exerce seu controle mental em humanos, mas com certeza não nos tornamos zumbis estúpidos. 

No entanto, é preciso reforçar que um comportamento mais arriscado nem sempre é benéfico, e que não vale a pena contrair uma doença apenas para se sentir mais corajoso. Então, lide com as fezes do seu gato da forma correta, tome cuidado com a carne que consome e lave bem os seus vegetais, ok?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: