Estação Espacial Internacional ganha suas primeiras geladeiras

09/10/2020 às 11:302 min de leitura

A BioServe Space Technologies, da Universidade do Colorado Boulder, Estados Unidos, desenvolveu as primeiras geladeiras para a Estação Espacial Internacional (ISS) da NASA, marcando a chegada inédita de equipamentos que não sejam utilizados apenas para experimentos científicos. Agora, os astronautas da estação não precisarão mais se preocupar em manter rigorosas dietas baseadas em comidas desidratadas.

O novo equipamento, conhecido como FRIDGE (sigla para Freezer Refrigerator Incubator Device for Galley and Experimentation, ou “dispositivo incubador refrigerador e congelador para cozinha e experimentação” em português), possui o tamanho aproximado de um freezer de geladeira e tem um armazenamento disponível para pouco mais de 24 litros, permitindo a manutenção de temperaturas de -15 ºC a 48 ºC, tanto para resfriar alimentos quanto para preservar amostras de medicamentos e outras substâncias. 

Sua tecnologia é baseada em um equipamento familiar para a ISS, o SABL (Laboratório Espacial Automatizado para Bioprodutos, em tradução livre), capaz de conservar experimentos biológicos. O FRIDGE ainda contará com um sistema de monitoramento automático 24h diariamente, fornecendo dados em tempo real de todos os itens que estão armazenados em sua dependência.

(Fonte: University of Colorado Boulder/Reprodução)
(Fonte: University of Colorado Boulder/Reprodução)

“Não há peças rotativas, nem ventiladores, o que é realmente ótimo para a confiabilidade”, disse Robby Aaron, estudante de mestrado aeroespacial, em comunicado via site da universidade. “Uma geladeira normal na Terra também é quente na parte de trás. Não podemos ter isso no espaço. O ar quente não sobe na microgravidade; ele fica parado e pode fazer com que as coisas superaqueçam, então você deve se livrar do calor de outra maneira. A ISS tem um sistema de resfriamento líquido que será aproveitado para dissipar o calor gerado e manter o sistema frio”.

Missão Cygnus NG-14 

A missão Cygnus NG-14 foi responsável por transportar as duas geladeiras projetadas para a Estação Espacial Internacional, juntamente a um novo banheiro espacial. De início, os equipamentos serão utilizados apenas para preservar alimentos e medicamentos, e estarão sendo plenamente instalados nas próximas duas semanas.

A NASA fechou contrato de dois anos com a BioServe Space Technologies, que ainda irá enviar mais seis refrigeradores para a Estação Espacial Internacional. Segundo a companhia da Universidade do Colorado, os outros FRIDGEs serão fabricados para auxiliar no desenvolvimento de pesquisas científicas e estudos de amostras.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: