Quer falar com seu gato? Pisque os olhos!

13/10/2020 às 05:002 min de leitura

Estudo publicado pela revista Nature traz uma boa notícia para donos de gatos. Uma leve piscada, apertando os olhos, dada em direção ao bichinho pode criar uma ligação entre o tutor e o felino, gerando no gato o equivalente a um sorriso.

Foram realizadas duas experiências por experts em comportamento animal da Universidade de Sussex, que pretendem aprofundar a “teoria do sorriso do gato”.

Vinte e um gatos de 14 donos diferentes responderam ao estímulo da “piscada lenta” a partir do contato visual de seus tutores. Na segunda experiência, um grupo adicional de 24 gatos, de 8 donos diferentes receberam o mesmo estímulo de pessoas estranhas a eles.

Piscada familiar

Os resultados mostram que a resposta é mais efetiva quando a piscada é dada pelo dono, alguém familiar ao gato. Com pessoas estranhas, a piscada seguida de uma aproximação com a mão tornam o felino mais suscetível ao carinho.

A conclusão do estudo mostra que a piscada estabelece de fato uma comunicação entre gatos e humanos, criando um laço entre o dono e seu bichinho de estimação. 

“Entender as interações positivas entre gatos e humanos podem melhorar o bem-estar dos animais, além de nos mostrar as habilidade cognitivas dos bichos”, detalha Tasmin Humphrey, que participou do estudo.

Para morrer de fofura, confira a experiência na prática:

Laços com os felinos

A descoberta, que aparentemente parece boba, prova (pela primeira vez) ser possível construir um relacionamento visual com gatos usando a técnica de estreitar os olhos.

O estudo abre caminho para que se estude se o “sorriso do gato” é inerente ao animal ou se desenvolveu a partir da domesticação dos gatos e seu convívio com seres humanos.

“Esse estudo é o primeiro que investiga por meio de experiências concretas a interação entre gatos e seus donos”, explica a professora Karen McComb, coordenadora do projeto. “Era uma suspeita de muitos donos e que agora mostramos por meio de evidências”.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: