NASA: rochas coletadas em excesso do asteroide entornam no espaço

NASA: rochas coletadas em excesso do asteroide entornam no espaço

Último Vídeo

Após realizar um feito histórico na semana passada (21), ao coletar amostras de rochas da superfície de um asteroide pela primeira vez, a NASA acabou sofrendo um revés inesperado: a espaçonave OSIRIS-REx recolheu tanto material de Bennu, que acabou se entupindo e ficando com a “boca” aberta, entornando fragmentos pelo espaço.

Em um comunicado da NASA, divulgado na sexta-feira (23), a equipe em Terra responsável pelo gerenciamento da missão percebeu, ao revisar as imagens do voo, que a cabeça do amostrador da sonda estava cheia de partículas do asteroide, e que algumas delas estavam escapando do coletor de amostra, o TAGSAM.

A suspeita é de que esses pedaços de material estão escapando através de pequenas fendas, onde uma aba de mylar (uma fortíssima película de poliéster que funciona como “tampa” do coletor) está ligeiramente entalada por pedras maiores.

Cabeça do amostrador da OSIRIS-REX cheia de rochas e poeira de Bennu (Fonte: NASA/Divulgação)Cabeça do amostrador da OSIRIS-REx cheia de rochas e poeira de Bennu. (Fonte: NASA/Divulgação)

Acelerando o armazenamento

Apesar da ocorrência, a equipe não está desanimada com o apetite excessivo da OSIRIS-Rex, que parece ter ultrapassado os 60 gramas de material inicialmente previstos. Para evitar mais perda de massa, será feito o aceleramento do armazenamento desses materiais, explicou Dante Lauretta, investigador principal do projeto.

Como as imagens mostram que qualquer movimento brusco da nave pode fazer o instrumento TAGSAM ter mais perdas de amostras, a equipe da missão optou cancelar alguns procedimentos agendados, como a medição de massa de amostra e a queima de frenagem. 

A equipe se concentra agora em transferir rapidamente as amostras restantes para a Sample Return Capsule (SRC), onde o material poderá ser mantido em segurança até o retorno à Terra.

Segundo a NASA, a OSIRIS-REx está bem, e a equipe está finalizando um cronograma para concluir o armazenamento. Assim que fixadas as informações a respeito do tempo de conclusão do armazenamento, a agência espacial emitirá uma atualização.

NASA: rochas coletadas em excesso do asteroide entornam no espaço via TecMundo

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.