O prêmio de fotografias do clima The Weather Photographer of the Year, da Royal Meteorological Society em parceria com a AccuWeather, divulgou seus vencedores entre mais de 7000 profissionais participantes.
Confira a seguir uma seleção de seis fotografias impressionantes do concurso, com paisagens e climas do mundo todo:
1º Lugar: Rudolf Sulgan – “Blizzard”

Esta foto foi tirada na famosa Brooklyn Bridge, na cidade de Nova York. Sulgan criou a imagem durante uma nevasca fortíssima no inverno de 2018, fruto do fenômeno El Niño, que esquenta as águas e afeta os padrões de vento e chuva, alterando o clima globalmente.
Vencedor do prêmio popular: Alexey Trofimov – “Baikal Treasure”

Este é o lago Baikal, o maior e mais fundo lago de água doce do mundo, em 2013. Ele fica na Rússia, no sul da Sibéria, próximo a fronteira da Mongólia.
Com temperaturas caindo ao longo do inverno, o congelamento desigual de partes do lago faz blocos de gelo serem empurrados para cima.
2º Lugar: Vu Trung Huan – “Tea Hills”

A neblina criou um efeito mágico nesta imagem feita no Vietnã, no distrito de Tan Son. Ela pode durar muitos dias nesta região, especialmente no inverno.
Finalista: Joann Randles – “Under the Rainbow”

Tirada em Swansea, no País de Gales, em março de 2020. Um pônei semi-selvagem se alimenta em frente a um arco-íris de 180 graus, pouco antes da chuva.
A fotógrafa comentou que fez a imagem em apenas alguns minutos, pois não sabia por quanto tempo o arco-íris duraria.
3º Lugar: Maja Kraljik – “Monster”

A imagem desta shelf cloud foi feita em 2017 na cidade de Umago, na Croácia. “Shelf cloud” ou “nuvem prateleira” é um fenômeno que geralmente precede uma tempestade.
Finalista: Abdul Momin – “A Thirsty Earth”

Esta foto foi tirada em 2019 com um drone no vilarejo de Baghopara, em Bangladesh. Durante a seca, moradores da região cortam caminho entre um vilarejo e outro pelos campos desertos.