9 animais que você não sabia que voavam [vídeos]

07/11/2020 às 05:002 min de leitura

Há um provérbio mundialmente famoso que diz “voar é com os pássaros”, mas, assim como o homem, alguns animais se adaptaram e desenvolveram a habilidade de voar, ou pelo menos planar em grandes altitudes. Confira uma lista de nove voadores improváveis porém reais.

1. Cobras voadoras

Consideradas “locomotores aéreos qualificados” pela Universidade de Chicago, mesmo sem asas, essas pequenas cobras de 1 metro de comprimento conseguem planar achatando seus corpos em forma de “C”. 

2. Aranhas com balões

O conceito de “balão” utilizado por essas aranhas é muito criativo e consiste em liberar fios da teia, que prendem o vento como se fosse um paraquedas e permite que elas voem como uma pipa.

3. Lulas voadoras

Embora sejam criaturas pelágicas (dos mares profundos), as lulas voadoras evoluíram para conseguir voar, planando por 30 metros, e a uma velocidade de 11,2 metros por segundo.

4. Lagartos draco

Esses pequenos lagartos da família Agamida, parentes das iguanas, são capazes de esticar suas costelas e membranas de conexão, formando um tipo de asa, chamada patagia, que lhes permite planar.

5. Peixes voadores

Existem 40 espécies de peixes marinhos que podem realmente voar, conseguindo se impulsionar fora d’água e planando, utilizando suas nadadeiras em forma de asas, para escapar de seus predadores.

6. Esquilos voadores

Descritos pela National Geographic como “aviões de papel vivos e respirando”, esses esquilos conseguem planar utilizando um tipo de “paraquedas embutido” chamado patagium, uma membrana que se estende do pulso ao tornozelo, como se fosse uma asa-delta.

7. Formigas planadoras

Espécime descoberta em 2005 por cientistas da Universidade da Califórnia, essas formigas não têm asas, mas conseguem dominar um modo de voo, e aprenderam a direcionar sua queda das árvores.

8. Sapo-voador-chinês

Esse animal é, na verdade, uma espécie de rã arbórea que, apesar do tamanho, é capaz de planar entre as árvores, usando seus pés e mãos palmados que funcionam como paraquedas. 

9. Mobulas

Também chamadas de jamanta, morcego-do-mar ou peixe-diabo, as mobulas são peixes cartilagíneos que representam a maior espécie das arraias. Conhecidas como acrobatas do mar, elas saltam até uma altura de três metros, e planam.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: