Seja o primeiro a compartilhar

Britânica revela a experiência de quase ser engolida por uma baleia

O programa Fantástico mostrou na noite de domingo (8) a experiência assustadora de duas amigas norte-americanas que, andando de caiaque em Avila Beach, nos EUA, quase foram engolidas por uma enorme baleia jubarte, e ainda conseguiram registrar a experiência completa em vídeo.

Julie McSorley e Liz Cottriel estavam passeando de caiaque numa praia próxima ao condado de San Luis Obispo, na Califórnia, enquanto filmavam, junto com outros canoístas, o movimento das baleias, a uns nove metros de distância. De repente, surgiu uma grande bola de iscas ao lado da dupla.

Na verdade, aquele amontoado de peixes era a bocarra de uma baleia. Julie disse que, na hora, “só fiquei com medo dela me puxar para baixo e ficar sem ar. Minha preocupação era ficar sem ar”. Também apavorada, Liz continuou ao lado da amiga, sem entender bem que elas estavam dentro da boca do mamífero.

Síndrome de Pinóquio

O programa da TV Globo entrevistou o veterinário Milton Marcondes, do Projeto Baleia Jubarte, patrocinado pela Petrobrás, para compreender melhor o comportamento da baleia. Marcondes explicou que ela estava se alimentando e, na ânsia de engolir o maior número de peixes do cardume, nem percebeu o silencioso caiaque.

Como a dieta das jubartes se constitui basicamente de pequenos peixes ou krill, a baleia deve ter ficado tão assustada quanto as duas amigas, pois a garganta dela é pequena. “Não dá para uma pessoa virar tipo o Pinóquio e o Geppetto”, concluiu o especialista. Veja as imagens registradas por Julie.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.