A bizarra história da explosão de uma baleia nos Estados Unidos

15/11/2020 às 10:002 min de leitura

O dia 12 de novembro de 1970 ficou marcado na história dos habitantes da cidade de Florence, nos Estados Unidos. O pequeno município localizado na costa do estado de Oregon testemunhou uma baleia ser explodida em pedaços, que voaram 30 metros pelo ar e iniciou uma sequencia de acontecimentos catastróficos na região.

A história começou quando uma cachalote de 13 metros de comprimento e pesando 8 toneladas encalhou na areia da praia local e morreu ali mesmo, gerando um enorme dificuldade para as autoridades locais efetuarem a remoção da sua carcaça.

Dinamitando uma baleia

(Fonte: The Exploding Whale)
(Fonte: YouTube/KATU News/Reprodução)

Enquanto a corpo morto do animal começava a apodrecer dentro da cidade, o Departamento de Transporte do Oregon tinha uma outra preocupação com o gigante malcheiroso. As autoridades temiam que, conforme a carcaça ia se transformando em atração turística, as pessoas pudessem escalar a baleia e até mesmo sofrerem alguma grande queda.

Então, como melhor plano para solucionar o problema, o engenheiro de estradas assistente do distrito George Thornton teve um grande insight: ele e sua equipe tratariam a baleia como um pedregulho e a explodiriam para abrir passagem. 

Apesar da história ser tão bizarra e parecer mentira, o evento completo foi televisionado pelas emissoras da região. O resultado? Uma chuva de pedaços de carne gigantescos esmagando carros e ameaçando a vida dos cidadãos por toda a cidade.

O resultado do experimento

(Fonte: The Exploding Whale)
(Fonte: YouTube/KATU News/Reprodução)

As autoridades acreditavam que enterrar a baleia só cobriria o odor da carcaça por alguns dias até que ela fosse revelada mais uma vez. Outra sugestão era cortar o corpo em diversos pedaços e realizar a remoção do gás metano gerado pelo processo de decomposição com antecedência, mas o processo parecia muito demorado e ninguém parecia entusiasmado o suficiente para realizá-lo.

Afinal, explodir qualquer coisa com meia tonelada de dinamite parecia muito mais divertido. Por sorte, nenhuma pessoa foi ferida pelo impacto dos pedaços de carne despencando pelo céu e apenas um veículo foi destruído durante a etapa. 

O incidente ficou tão marcado na história de Florence que em 2020, — 50 anos depois da bizarra explosão — os habitantes decidiram nomear um novo parque em homenagem ao caso. Agora, todos podem visitar o “Parque Memorial da Baleia Explosiva”.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: