Baleias-azuis são avistadas na Antártica após quase extinção

Baleias-azuis são avistadas na Antártica após quase extinção

Último Vídeo

A baleia-azul é um dos maiores animais do mundo, podendo medir impressionantes 30 metros de comprimento e pesar até 100 toneladas. Infelizmente o mamífero foi considerado como uma das espécies em risco de extinção devido à caça intensiva durante o começo do século XX. 

Um dos lugares mais escolhidos pela caça era a Geórgia do Sul, nas proximidades da Antártica, o que fez com que a região perdesse cerca de 97% das espécies que viviam no local. Segundo estudos, mais de 42 mil baleias-azuis foram mortas entre 1904 e 1971, com uma concentração maior de casos durante os anos 30. A exploração comercial era tão grande que em 1982 a prática foi proibida pela Comissão Internacional da Baleia

(Fonte: Pixabay)
(Fonte: Pixabay)

A boa notícia é que as medidas proteção ambiental estão se mostrando eficazes, permitindo que a população marinha volte a crescer. Se em 2018 apenas uma baleia-azul foi encontrada na área, em 2020 pesquisadores já avistaram 58 delas. Em declaração ao site Live Science, a autora principal da pesquisa, Susannah Calderan, afirmou: “esta área foi particularmente atingida pela baleação e é muito encorajador estarmos começando a ver baleias novamente no local”.

(Fonte: Pexels)
(Fonte: Pexels)

As baleias vivem sendo assunto aqui no Mega Curioso. Conheça mais fatos curiosos sobre elas!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.