Máquina Enigma nazista é descoberta no fundo do mar Báltico

10/12/2020 às 08:002 min de leitura

Mergulhadores encontraram nas proximidades da Baía Gelting, na Alemanha, restos de um artefato nazista utilizado na Segunda Guerra Mundial, fabricado para esconder mensagens criptografas de nações rivais ou espiões. 

A descoberta da máquina Enigma foi feita durante um mergulho de inspeção em nome da Rede WWF, onde pesquisadores foram enviados às profundezas do mar Báltico para limpar redes de pesca descartadas e outros detritos com potencial prejudicial para a vida marinha. Aparentemente, o equipamento foi arremessado no oceano intencionalmente antes de um navio nazista ser capturado por inimigos.

“O WWF tem trabalhado por muitos anos para livrar o mar Báltico de perigosas redes fantasmas”, disse Gabriele Dederer, da WWF. “Nós regularmente encontramos objetos maiores nos quais as redes se enredam debaixo d’água. Os chamados ‘ganchos’ são geralmente troncos de árvores ou pedras. A Enigma é de longe o achado histórico mais emocionante”.

(Fonte: Submaris / Reprodução)
(Fonte: Submaris / Reprodução)

A equipe de mergulhadores conseguiu detectar a relíquia com a ajuda da empresa Submaris, que doou uma tecnologia sonar capaz de identificar objetos presos a redes. O arqueólogo subaquático Florian Huber também reforçou a história da estratégia proposital dos alemães em se livrar de itens comprometedores, lembrando de um evento que ocorreu em 1945, onde quase 50 submarinos nazistas foram destruídos pelos tripulantes para limpar os arquivos armazenados, caso fossem capturados.

“Como arqueólogo subaquático, já fiz muitos achados emocionantes e estranhos”, disse Florian. “No entanto, eu não sonhei que encontraríamos uma vez uma máquina Enigma. Foi um dia cinzento de novembro que não esquecerei tão cedo.”

O artefato submerso foi entregue ao Museu de Arqueologia de Schleswig para restauração e preservação.

A máquina Enigma

Projetada pelo engenheiro Arthur Scherbius após a Primeira Guerra Mundial, a máquina Enigma foi disponibilizada apenas como item comercial, mas seus recursos de última tecnologia atraíram diversas nações na época, que encontraram potencial no dispositivo para conceber seus planos de comunicação e segredos.

(Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)
(Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)

O artefato foi amplamente utilizado pelos soldados alemães durante a Segunda Guerra, sendo essencial para esconder planos de ataque e estratégias de posicionamento no campo de batalha dentro e fora do país. Além disso, sua portabilidade permitia que fosse facilmente transportada, dificultando ainda mais a captura das informações sigilosas.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: