Céu roxo: sistema de iluminação cria fenômeno visual na Suécia

Cidadãos das cidades de Gislov e Trelleborg, duas pequenas cidades na Suécia, levaram um grande susto durante os últimos meses ao perceberem que o céu sobre suas cabeças apresentava uma coloração roxa. O fenômeno de luzes noturnas foi fotografado inúmeras vezes e logo viralizou na internet.

Porém, para a tranquilidade dos moradores da região, todas as dúvidas foram rapidamente sanadas e o acontecimento foi explicado. Segundo os representantes de uma fazenda de tomates próxima à cena, a iluminação não-natural é resultado de um novo sistema de iluminação instalado nas plantações, que usa diversas lâmpadas LED para poupar energia.

Noite magenta

A simples explicação para a gloriosa ‘noite magenta’ pode ser um pouco decepcionante para algumas pessoas. Conforme a explicação dos fazendeiros, a grande instalação de lâmpadas LED emite uma luz roxa sobre as plantas, estimulando seu crescimento e aumentando a produtividade das safras.

Como a tecnologia de agricultura fica posicionada estrategicamente no chão das plantações, alguns dos raios de luz também atingem algumas nuvens que pairam pela região. Dessa forma, o céu adquire a misteriosa coloração roxa e transforma as duas cidades em um verdadeiro cenário de filmes de ficção científica.

Por conta da abundância de pessoas assustada com as luzes, os produtores das fazendas de tomate, conhecidas por serem as maiores em todo o país, tiveram que soltar uma nota oficial explicando a operação.

Mudança de decisão

Mesmo com as fotografias do belo céu roxo circulando por toda a internet e gerando um excesso de comentários positivos, as reações dos residentes de Gislov e Trelleborg foi um pouco diferente. Segundo os moradores, a forte luz tem entrado pela janela de suas casas e dificuldade o período de sono.

Por meio de um comunicado oficial, a empresa Alfred Pedersen & Son anunciou algumas mudanças em suas plantações. “Como um primeiro passo, nós decidimos desligar inteiramente a iluminação das plantações de tomate durante a noite”, dizia a nota. A medida vale para os horários entre às 17h e às 23h.

Os produtores ainda ressaltaram que nunca tiveram como objetivo chatear a população, mas sim poupar energia. Em reportagem recente, o jornal sueco STV apontou que as lâmpadas roxas também vinham sendo responsáveis por confundir pássaros que sobrevoavam pelo céu de ambas as cidades.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.