4 fotos históricas que mostram momentos chocantes do passado

08/01/2021 às 12:002 min de leitura

Fotografias são ótimas formas de guardar situações especiais e até conhecer um pouco mais sobre o passado. Mas às vezes, alguns momentos históricos podem não retratar o melhor da humanidade naquela época, e suas imagens acabam sendo ignoradas e até mesmo esquecidas por não trazer boas recordações. Confira abaixo 4 fotos históricas pouco conhecidas, mas extremamente marcantes:

1. Quem quer comprar uma múmia?

(Fonte: Daquan/Reprodução)
(Fonte: Daquan/Reprodução)

Quando Napoleão conquistou o Egito durante uma campanha militar realizada no século XIX, diversos artefatos históricos de extrema importância para o país passaram a circular livremente no mercado europeu. O fascínio pela cultura egípcia era tão grande que recebeu o nome de egiptomania, e as múmias podiam ser adquiridas facilmente através de vendedores ambulantes, como mostra a imagem acima.

O mais bizarro é que a elite europeia realizava festas para “desembrulhar” estes cadáveres embalsamados e chegavam até mesmo a transformar partes dos restos mortais bem preservados de antigos egípcios em remédios e tintas.

A demanda por múmias era tão alta que abriu espaço para um ramo de falsificações, no qual golpistas vendiam corpos de mendigos como múmias. Sinistro, não?

2. Mas se antiguidades não for sua praia, então que tal adquirir uma criança?

(Fonte: Quatan/Reprodução)
(Fonte: Daquan/Reprodução)

Os danos causados pela Segunda Guerra Mundial se alastraram muito além do que podemos imaginar. Além das inúmeras baixas em campos de batalha e o genocídio realizado em campos de concentração, a fome e miséria pós-conflito também assolaram o mundo, como comprova esta foto tirada em agosto de 1948, quando uma mãe se viu obrigada a colocar a venda seus quatro filhos (Lana, Rae, Milton e Sue Ellen) e o bebê David, que ainda carregava no ventre.

Talvez o mais surpreendente desta história toda é que as crianças foram todas vendidas nos dois anos seguintes, para famílias diferentes.

3. Um uniforme bem desconfortável

(Fonte: Daquan/Reprodução)
(Fonte: Daquan/Reprodução)

Esta imagem poderia ser facilmente de uma miss se preparando para um concurso, mas, na verdade, era o uniforme utilizado por comissárias de bordo da SAS Airlines em 1959. Nem é preciso dizer como deveria ser desconfortável para as mulheres trabalharem com um traje deste tipo, e o quanto isso é considerável inaceitável atualmente. Que bom que os tempos mudaram, não?

4. Problemas na Maratona de Boston

(Fonte: Illumeably/Reprodução)
(Fonte: Illumeably/Reprodução)

Pode parecer ridículo pensar nisso agora, mas até 1972, mulheres eram proibidas de participar na Maratona de Boston. A nossa quarta fotografia histórica foi tirada em 1967, quando Kathrine Switzer decidiu se inscrever para a competição e quase foi impedida de continuar por Jock Semple, o oficial da prova. Felizmente, o namorado da moça impediu que o outro homem retirasse seu número, e ela pode terminar a corrida. Mesmo assim, foram preciso mais cinco anos para que as mulheres pudessem correr de forma oficial…

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: