Maconha pode reduzir chances de engravidar, diz estudo

18/01/2021 às 04:002 min de leitura

Mulheres que fazem uso de maconha tem menos chances de engravidar do que aquelas que não utilizam a droga, é o que diz um novo estudo feito pelo Instituto Nacional de Saúde (NIH) dos Estados Unidos. Segundo os pesquisadores, o consumo de cannabis reduz a probabilidade de uma mulher conceber em até 40%.

Publicado na revista Human Reproduction, o experimento indica que os usuários de maconha apresentam diferentes níveis de hormônios reprodutivos, o que pode afetar diretamente a possibilidade de um casal ter um filho. 

Maconha e infertilidade

(Fonte: Pixabay)
(Fonte: Pixabay/Reprodução)

O uso da maconha durante o período de gestação é algo extremamente não recomendado pela comunidade médica global. Segundo o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas, aconselha-se que gestantes descontinuem o uso da droga dados os riscos de seus efeitos no desenvolvimento cerebral do feto.

A pesquisa analisou certa de 1,2 mil mulheres entre 18 e 40 anos de idade as quais estavam atualmente tentando engravidar e já haviam sofrido um ou dois abortos espontâneos anteriormente. O grupo foi analisado por seis meses e realizaram dois testes de urina durante esse período.

Ao final da pesquisa, 42% das usuárias de cannabis haviam engravidado, enquanto o número subia para 66% entre as não-usuárias. Conforme o relatório apresentado pelos cientistas, a comparação entre os dois grupos mostrava uma probabilidade de engravidar 41% menor a cada ciclo para aquelas mulheres que anteriormente demonstraram fazer o uso de maconha.

Ressalvas ao estudo

(Fonte: Pixabay)
(Fonte: Pixabay/Reprodução)

De acordo com os autores da pesquisa, o número de mulheres testadas para o uso de maconha durante o experimento foi relativamente pequeno, o que limita a compreensão dos dados do estudo. Além disso, nenhuma entrevistada teve seu parceiro sexual entrevistado sobre o uso da droga, o que também pode gerar impacto nas chances de engravidar.

Os cientistas também aproveitaram para ressaltar que a pesquisa não prova que o uso de maconha pode causar problemas de fertilidade, apenas que existe uma conexão entre o consumo da droga e as menores chances de concepção. Por fim, o experimento também envolveu mulheres que sofreram um aborto espontâneo, criando uma dúvida sobre sua aplicação quanto o restante da população em geral.

Em declaração oficial, o NIH aconselhou às mulheres que pretendem ter filhos a evitarem o uso da substância durante o período de tentativas de concepção enquanto mais dados sobre o tópico não vem à tona. 

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: