Confira 4 benefícios de dormir bem!

29/01/2021 às 12:303 min de leitura

Post patrocinado

Quem valoriza uma boa noite de sono já deve ter ouvido (ou falado) algumas vezes sobre os benefícios de dormir bem. Mas infelizmente, nem todas as pessoas conseguem desfrutar de todas as horas que são necessárias para que o corpo consiga passar por todo o ciclo do sono. E se ainda te faltam motivos para dedicar parte do seu tempo à recuperação noturna, hoje vamos trazer vários.

Antes de mais nada, uma dica importante. Se você estiver lendo essa matéria à noite, já dá aquela reduzida no brilho da tela ou ativa o filtro de luz azul do seu smartphone para não forçar a vista. Acredite: ações simples como essa podem fazer com que os seus olhos e seu cérebro consigam relaxar mais rapidamente. E aí é um caminho bem mais curto para dormir melhor.

1. Ajuda a não engordar

Ganhar alguns quilos não é o fim do mundo e nem deve ser encarado dessa forma, mas o ganho de peso relacionado à falta de sono pode ser prejudicial. O motivo é hormonal: a falta de sono está muito relacionado à falta de motivação para atividades físicas. Além disso, dormir pouco pode trazer aumento do cortisol no corpo, que é um hormônio completamente relacionado com o estresse. Isso ainda se junta a uma baixa tolerância à glicose, que é uma das grandes causas de diabetes.

2. Ajuda na concentração

Outro benefício de dormir bem é ter maior foco e concentração. Afinal, quem consegue raciocinar quando está cansado? (Aqui na redação a gente fez uma pesquisa e 90% das pessoas disseram que não conseguem! Os outros 10% estavam dormindo e a gente nem pode reclamar porque eles estão nos dando argumentos aqui!). Falando sério agora: há estudos mostrando que a privação de sono pode ter um impacto similar ao do álcool no cérebro. Estudos relacionados mostram que quem dorme melhor consegue resolver problemas com mais precisão e mais velocidade. Só coisas boas!

3. Faz seu coração ser mais saudável (e o cérebro também)

A revista norte-americana Healthline fez uma revisão de 15 estudos médicos diferentes e chegou à conclusão de que dormir menos de 7 horas por dia faz com que as pessoas fiquem mais sujeitas a doenças do coração e até mesmo a acidentes vasculares. Isso está bem relacionado ao primeiro ítem, pois dormir bem é vital para o bom funcionamento das glândulas que produzem hormônios dentro do nosso corpo.

4. Combate a depressão

Você sabia que 90% das pessoas que possuem algum tipo de depressão também apresentam problemas de sono? Isso porque o sono noturno é um período de manutenção interna do corpo humano. Desequilíbrios que afetem essa jornada de reconstrução podem interferir também na parte química que nos compõe. Ou seja: dormir bem pode trazer um reequilíbrio químico que ajuda no combate à depressão – sempre associado a um acompanhamento psicológico, é claro.

***

Como você pode ver, dormir bem só traz benefícios. E vale dizer que dormir bem não significa dormir 12 horas por noite. Ter uma rotina equilibrada e descansar entre 7 e 8 horas já é bem suficiente para que nosso corpo consiga realizar suas funções de manutenção química para que tenhamos uma vida mais saudável e ativa.

Claro que fica difícil mudar de hábitos de uma hora para outra, mas há várias pequenas atitudes que podem ajudar (e muito) nessa evolução interna. Deitar mais cedo, forçar menos os olhos com telas (o que inclui baixar o brilho da tela, mas também é bom deixar o celular de lado antes de apagar as luzes externas), evitar cafeína à noite, praticar atividades físicas, ter uma alimentação mais leve…Tudo isso nos ajuda a dormir melhor! 

Outra dica legal para dormir bem é usar o poder da natureza, como produtos à base de plantas reconhecidas por seu poder relaxante, como valeriana ou camomila. Esse último é a base da nova linha Cuide-se Bem Boa Noite, do Boticário. Além de loção hidratante, sabonete e outros itens já conhecidos da Cuide-se Bem, na linha Boa Noite também tem aromatizador de travesseiro e tecidos. Ou seja: tudo para que seu corpo e sua cama entrem em sintonia para o relaxamento.

Cuide-se Bem Boa Noite está disponível através das revendedoras do Boticário em todo o Brasil. Também é possível fazer pedidos pelo WhatsApp através do número 0800 744 0010 – número oficial e seguro – diretamente na plataforma do dispositivo.

Este conteúdo foi patrocinado por O Boticário.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: