Menor réptil do mundo tem apenas 1,35 centímetro de comprimento

06/02/2021 às 13:001 min de leitura

Uma descoberta publicada no jornal Scientific Reports consolidou um réptil da espécie Brookesia nana como o menor do mundo. Encontrado no norte de Madagascar, o animal foi descoberto em 2012, mas só entrou na árvore filogenética em janeiro de 2021. No momento, apenas um macho e uma fêmea da espécie foram encontrados.

Da ponta do rosto ao fim de seu corpo, o Brookesia mede apenas 1,35 centímetro. Quando adicionamos o tamanho da cauda, seu comprimento total é de 2,16 centímetros. Ou seja, a espécie cabe perfeitamente na ponta do seu dedo!

(Fonte: Frank Glaw/Live Science/Reprodução)
(Fonte: Frank Glaw/Reprodução)

Conheça o menor réptil do mundo

Anteriormente, esse posto era da espécie Brookesia micra, com 1,60 centímetro. Para as fêmeas, o recorde ainda pertence ao lagarto Sphaerodactylus ariasae, também com 1,6 centímetro.

Animais em miniatura, como é o caso dessa espécie, surgem por conta da seleção natural. Em locais com limitação de recursos naturais para a sobrevivência, ocorre o processo de miniaturização para que eles tenham mais condições de sobreviver.

Embora seu comprimento seja mini, nem tudo no menor réptil do mundo é pequeno. Sua genitália corresponde a 0,25 centímetros. Ou seja, 18,5% de seu tamanho! O órgão é conhecido como hemipênis, composto por dois membros que permanecem dentro do corpo e são expostos apenas no momento da reprodução.

(Fonte: Glaw Et Al./Reprodução)

Segundo os cientistas responsáveis pela descoberta, ainda não há meios de saber se a espécie Brookesia nana está em perigo de extinção. Afinal, apenas dois foram encontrados. Porém, seu tamanho diminuto dificulta o encontro de outros membros.

Ainda assim, a possibilidade não foi descartada, tendo em vista que as florestas nas quais residem as espécies sofrem com desmatamento e intervenção humana. Portanto, no artigo publicado, os pesquisadores sugerem que o menor réptil do mundo seja incluído na lista de animais ameaçados.