Jiboia é encontrada em prateleira de livros em biblioteca em RR

Último Vídeo

Uma jiboia foi encontrada em uma prateleira de livros de antropologia na Biblioteca Central da Universidade Federal de Roraima (UFRR) por uma equipe de limpeza, na segunda-feira (8), em Boa Vista. O animal mede mais de 1 metro de comprimento.

De acordo com o G1, o animal foi retirado do local por uma equipe da Prefeitura Universitária (PU) e devolvido à natureza em lugar distante do campus. A cobra não é venenosa e não houve feridos no incidente.

Jiboia pode ter entrado no local pela janela
Jiboia pode ter entrado no local pela janela

À publicação, a universidade informou que a hipótese é que o animal tenha entrado na biblioteca por meio das janelas que ficam abertas para a circulação do ar, como medida de prevenção à Covid-19. Antes da pandemia, as centrais de ar eram ligadas e as janelas, fechadas. Para evitar novos incidentes, o setor foi autorizado a fechar as janelas.

Espécie é comum na região

Em entrevista ao G1, o pesquisador ecólogo da Universidade Federal de Roraima, Whaldener Endo, confirmou que a espécie é uma jiboia (Boa constrictor), bem comum na região

Segundo ele, a jiboia é um animal com hábitos alimentares diversificados e se alimenta de roedores, morcegos e aves. “Como esses tipos de presas podem ser comuns em algumas áreas urbanas, é possível que elas consigam se manter com este tipo de recurso existente e eventualmente serem registradas na capital e em locais de abrigo para elas, como as áreas arborizadas existentes no campus da UFRR”, explicou Endo à publicação.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.