O que é a pareidolia? 5 fotos para você entender o fenômeno

10/02/2021 às 08:002 min de leitura

Já ouviu falar em pareidolia? Esse fenômeno psicológico costuma envolver um estímulo aleatório e transformá-lo em algo distinto ou com outro significado, como enxergar rostos em objetos inanimados. A pareidolia é apenas uma entre a quantidade de coisas malucas que o nosso cérebro pode fazer.

Pensando nisso, nós separamos uma série de cinco fotos que vão te fazer questionar sua sanidade mental e capacidade de interpretar imagens. Olha só!

1. Coruja

(Fonte: Miss421)
(Fonte: Miss421)

Vai dizer que essa não é a corujinha mais fofa que você viu na vida? Essa seria uma grande verdade se o objeto principal da foto não fosse, na verdade, um cogumelo. O que acontece é que o seu cérebro tenta tanto reconhecer um padrão nas coisas do mundo que, por vezes, ele acaba criando esse tipo de ilusão de ótica. 

2. T-Rex

(Fonte: AberrantDevices)
(Fonte: AberrantDevices)

Não, essa não é a cabeça do brinquedo Rex em Toy Story (1995) que você está vendo. Apesar de todas as informações colhidas pelos seus olhos mostrarem indicadores de que isso é parte de um brinquedo, o que você está vendo é uma pimenta jalapenho um tanto quanto peculiar.

Doideira, não é?

3. Donald Trump

(Fonte: BanksyBhoy)
(Fonte: BanksyBhoy)

Dos mesmos criadores daquela sua tia que enxergou a imagem de jesus dentro de uma fatia de bolos, vem aí o rosto de Donald Trump dentro da orelha de um cachorro. Pode tudo parecer uma enorme bizarrice, mas diz aí, até que parece um pouco…

Ao que tudo indica, o ex-presidente dos Estados Unidos teve que buscar outro lugar para se abrigar depois de ser mandado embora da Casa Branca.

4. Monstro no quarto

(Fonte: gruesomeflowers)
(Fonte: gruesomeflowers)

Que atire a primeira pedra quem nunca imaginou estar vendo uma espécie de monstro esperando dentro da escuridão do quarto escuro. Imagine só acordar e logo se deparar com essa sombra horripilante parada logo ao lado da sua cama. Absolutamente nada legal.

Porém, pode ficar tranquilo que nesse caso são apenas algumas roupas penduradas em um cabideiro. Ufa!

5. Cozinha amedrontada

(Fonte: teamoth)
(Fonte: teamoth)

Tá tudo bem não ser um grande cozinheiro, mas as coisas começam a ficar um pouco mais perigosas quando a sua cozinha parece querer te enviar uma mensagem. Então, é melhor ir com calma e tentar não deixá-la magoada, certo?

Ou quem sabe você só esteja ficando maluco, até porque a sua cozinha não possui nenhum tipo de sentimento próprio.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: